Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

domingo, 19 de outubro de 2008

O fenômeno Obama: uma lição

A escravidão negra oficial já acabou, o Apartheid já foi superado e preconceito é coisa condenável, mas apenas em 2008, um afro-descendente surge no cenário mundial podendo tornar-se o mandatário da nação mais poderosa do mundo. Barack Obama certamente já fez história. Mas é importante dizer que Obama não surge apenas para ser o primeiro desta etnia a poder presidir os EUA. Suas opiniões, sua sensibilidade parecem fazê-lo diferente daquilo que estamos acostumados a ouvir de democratas e republicanos ao longo de séculos.

A quem o compare a Luther King, o que parece um tanto precipitado, uma vez que os tempos e os contextos são outros. Independentemente do resultado da eleição presidencial, esta será um marco na história. Certamente o mundo não será mais o mesmo, o jeito de fazer política será outro. Desmistificar o poder, transformando-o em instrumento de promoção do bem comum, parece ser o grande desafio dos novos tempos da política norte-americana. A resistência ao novo parece ter definitivamente ruído acenando para um tempo de ousadia, inovação.

Os velhos paradigmas e os modelos tradicionalmente defendidos parecem não mais atender as expectativas de uma humanidade formada por tantos diferentes. Obama surge de um grupo tradicionalmente concebido como minoria que não é tratada de forma diferenciada como merece, mas de forma desigual.

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.