Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diários de classe - 4º Bimestre

3 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃOCONTEÚDO
OBJETIVO(S)
03/10/08
As evidências evolutivas em seres humanos
Perceber no ser humano evidências da evolução.

06/10/08
Elementos adaptativos responsáveis por mudanças na estrutura do corpo humano
Identificar mudanças de caráter adaptativo.
09/10/08
Entrega de boletins.
Programado pela escola.
13/10/08
Trabalhos sobre os sentidos humanos e atividades sobre os mesmos.
Compreender os diferentes tipos de estímulos relacionados aos sentidos.
16/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
20/10/08
Compreender as características dos ambientes terrestres e suas implicações na vida humana.
Perceber as características ambientais responsáveis pelas mudanças ocorridas no corpo de seres humanos.
23/10/08
As diferenças humanas de acordo com a região do planeta.
Compreender o conceito de raça e as diferenças entre seres humanos.
27/10/08
Conceitos ligados a Bioética
Identificar os elementos fundantes da bioética.
30/10/08
Analisar casos de eutanásia, aborto provocado, doação de órgãos, morte cerebral, perda das faculdades mentais.
Perceber os diferentes tipos de questões ligadas a bioética.
03/11/08
Descrever as opiniões em grupo e preparar a apresentação.
Organizar a apresentação em grupo sobre os temas.
07/11/08
Vídeo: “A vida por um fio”.
Analisar o vídeo de acordo com as questões ligadas à ética.
10/11/08
Continuação do vídeo.
Idem ao anterior.
14/11/08
Discutir as questões do texto aplicadas à turma.
Entender as questões éticas como fundamentais para a determinação do convívio entre seres humanos.
17/11/08





























Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com


3 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃOCONTEÚDO
OBJETIVO(S)
03/10/08
As evidências evolutivas em seres humanos
Perceber no ser humano evidências da evolução.
10/10/08

Os cinco sentidos humanos e atividades relativas aos cinco sentidos.
Compreender as diferentes formas de compreender a relação dos sentidos com o ambiente.
17/10/08
Elementos adaptativos responsáveis por mudanças na estrutura do corpo humano
Identificar mudanças de caráter adaptativo.
24/10/08
As diferenças humanas de acordo com a região do planeta.
Compreender o conceito de raça e as diferenças entre seres humanos.


31/10/08
Conceitos ligados a Bioética
Analisar casos de eutanásia, aborto provocado, doação de órgãos, morte cerebral, perda das faculdades mentais.
Identificar os elementos fundantes da bioética.
Perceber os diferentes tipos de questões ligadas a bioética.
06/11/08
Vídeo: “A vida por um fio”.
Analisar o vídeo de acordo com as questões ligadas à ética.
13/11/08
Provão interdisciplinar
Avaliar os conteúdos do semestre letivo.
20/11/08
Discutir as questões do texto aplicadas à turma e ao vídeo “A vida por um fio”.
Entender as questões éticas como fundamentais para a determinação do convívio entre seres humanos.
27/11/08


Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com






2 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
04/10/08
Os vertebrados e suas variações estruturais – razões adaptativas.
Perceber as razões adaptativas que diferenciam os vertebrados.
06/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anerior
11/10/08
Prova sobre vertebrados.
Analisar o conteúdo referente a vertebrados.
13/10/08
Recesso em função do dia do professor.
Previsto pelo calendário escolar.

18 e 20/10/08


Semelhanças e diferenças entre os tipos de digestão em animais vertebrados e invertebrados.

Compreender que a digestão é um processo vital de absorção de substancias que garantem a vida dos seres vivos heterótrofos.
24/10/08
A digestão como forma de integração entre os seres vivos e o meio embiente.
Idem ao anterior.

27/10/08

Etapas do processo digestivo: captura do alimento, digestão absorção dos nutrientes dos alimentos.
Identificar as etapas envolvidas pelo processo digestivo.

31/10/08

Elaborar desenho comparativo entre os diferentes tipos de aparelhos digestivos.
Conhecer as formas e estruturas anatômicas que compõe os diversos sistemas digestivos.
03/11/08
Discussão a respeito dos diferentes tipos de digestão e funcionamento da digestão humana.
Compreender a diversidade de processos digestivos e sua aplicação à condição humana.
07/11/08

Identificação das diferentes formas dos seres vivos se nutrirem.
Compreender que cada animal possui um diferente tipo de digestão.
10/11/08

Prova sobre digestão

Avaliar os conteúdos referentes à digestão.
14/11/08

Formas de reprodução entre os animais mais comuns.
Identificar os diferentes tipos de reprodução entre os animais.
17/11/08

Características básicas dos tipos reprodutivos entre animais.
Idem ao anterior.

21/11/08


Os sentidos nos seres vivos.

Perceber os sentidos como forma dos seres vivos interagirem entre e com o ambiente.

24/11/08
Mecanismos de funcionamento dos sentidos nos seres vivos.
Identificar os caminhos percorridos pelos estímulos ao longo do corpo dos seres vivos.
28/11/08

Avaliação sobre reprodução e sentidos nos seres vivos.
Avaliar os conteúdos sobre reprodução e sentidos dos seres vivos.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com





2 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
03/10/08

Os vertebrados e suas variações estruturais – razões adaptativas.
Perceber as razões adaptativas que diferenciam os vertebrados.
Prova sobre vertebrados.
Analisar o conteúdo referente a vertebrados.


10/10/08
Semelhanças e diferenças entre os tipos de digestão em animais vertebrados e invertebrados.

Compreender que a digestão é um processo vital de absorção de substancias que garantem a vida dos seres vivos heterótrofos.
17/10/08
Identificação de características evolutivas humanas.
Compreender o ser humano como ser em evolução.
24/10/08
Semelhanças anatômicas entre os diferentes tipos de animais.
Perceber características que se aproximam entre os diferente tipos de seres vivos.

30/10/08
Elaborar desenho comparativo entre os diferentes tipos de aparelhos digestivos.
Conhecer as formas e estruturas anatômicas que compõe os diversos sistemas digestivos.
06/11/08



Discussão a respeito dos diferentes tipos de digestão e funcionamento da digestão humana.
Identificação das diferentes formas dos seres vivos se nutrirem.
Compreender a diversidade de processos digestivos e sua aplicação à condição humana.
Compreender que cada animal possui um diferente tipo de digestão.

13/11/08


Formas de reprodução entre os animais mais comuns.
Características básicas dos tipos reprodutivos entre animais.
Identificar os diferentes tipos de reprodução entre os animais.


20/11/08



Os sentidos nos seres vivos.
Mecanismos de funcionamento dos sentidos nos seres vivos.

Perceber os sentidos como forma dos seres vivos interagirem entre e com o ambiente.
Identificar os caminhos percorridos pelos estímulos ao longo do corpo dos seres vivos.
27/11/08

Avaliação sobre reprodução e sentidos nos seres vivos.
Avaliar os conteúdos sobre reprodução e sentidos dos seres vivos.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

1 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
06/10/08

Os fatores limitantes da gestação.

Identificar diferentes elementos que impossibilitam a gestação.
13/10/08
Recesso escolar em homenagem ao dia do professor.
Previsto no calendário escolar.
20/10/08

Avaliação sobre gestação e tecidos.

Avaliar os conteúdos propostos.



27/10/08
A formação dos órgãos a partir dos diferentes tipos de tecidos.
O processo digestório e excretor e fisiologia da digestão e excreção humana.
Compreender as maneiras de diferenciação dos tecidos e órgãos.
Compreender os diferentes tipos de substâncias que participam do processo digestório.

03/11/08
Discussão sobre o processo de digestão humano.
Diferenças entre nutrição e digestão.
Idem ao anterior.
10/11/08
Avaliação sobre digestão.
A excreção como forma de eliminação de impurezas no corpo humano.
Avaliar os conteúdos referentes a digestão.
Compreender a excreção como forma de manter o corpo em funcionamento.

17/11/08
As relações entre os diferentes tipos de órgãos num organismo complexo.
Identificar as formas pelas quais os tecidos se relacionam formando um complexo meio de organização funcional.


24/11/04
O sistema nervoso e os sentidos como forma de interagir com os demais membros da espécie e com o ambiente.
Perceber o sistema nervoso como instrumento de relação entre os diferentes órgãos e sentidos.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

1 série 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
06/10/08

Os fatores limitantes da gestação.

Identificar diferentes elementos que impossibilitam a gestação.
08/10/08

Idem ao anterior.

Idem ao anterior.

13/10/08
Recesso escolar em homenagem ao dia do professor.
Previsto no calendário escolar.
15/10/08
A formação dos órgãos a partir dos diferentes tipos de tecidos.
Compreender as maneiras de diferenciação dos tecidos e órgãos.

20/10/08
As relações entre os diferentes tipos de órgãos num organismo complexo.
Identificar as formas pelas quais os tecidos se relacionam formando um complexo meio de organização funcional.
22/10/08
Prova.
Avaliar os conteúdos anteriores.


27/10/08
A formação dos sistemas e suas respectivas secreções.
O processo digestório como processo metabólico fundamental para o desenvolvimento do corpo humano.
Saber da importância da formação de secreções para o funcionamento de um corpo.
Identificar a digestão como parte do processo de desenvolvimento de um organismo.

03/11/08
Discussão sobre o processo de digestão humano.
Diferenças entre nutrição e digestão.
Idem ao anterior.
10/11/08
Avaliação sobre digestão.

Avaliar os conteúdos referentes a digestão.


12/11/08
A excreção como forma de eliminação de impurezas no corpo humano.
Compreender a excreção como forma de manter o corpo em funcionamento.

17/11/08
As relações entre os diferentes tipos de órgãos num organismo complexo.
Identificar as formas pelas quais os tecidos se relacionam formando um complexo meio de organização funcional.
19/11/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.


24/11/04
O sistema nervoso e os sentidos como forma de interagir com os demais membros da espécie e com o ambiente.
Perceber o sistema nervoso como instrumento de relação entre os diferentes órgãos e sentidos.
26/11/08
Avaliação dos conteúdos anteriores.
Avaliar os conteúdos.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com




8 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
02/10/08
Forma gráfica para o cálculo de uma resultante de um sistema de forças.
Compreender as formas de calcular um sistema de forças através de métodos gráficos.
03/10/08

Avaliação sobre o cálculo dos diferentes tipos de sistema de forças.
Identificar as componentes de uma resultante.
09/10/08

Energia como manifestação da aplicação das forças sobre os corpos.
Identificar as formas de energia que se manifestam num corpo.
10/10/08
Trabalho como resultado da aplicação das forças
Conhecer o resultado da aplicação de uma força.
16/10/08
Revisão de atividades para a prova
Rever os conteúdos para a avaliação.
17/10/08
Prova.
Avaliar os conteúdos referentes a força, movimento e energia.
23/10/08
Trabalho sobre os fenômenos físicos ligados a equipamentos de uso doméstico.
Compreender o funcionamento de equipamentos em relação aos fenômenos físicos.
24/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
30/10/08
Apresentação dos trabalhos referentes a aplicação da física no dia-a-dia do aluno.
Compreender a física como parte do processo de organização da vida humana.
31/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
06/11/08
Funcionamento da TV, Telefone, Telefone Celular.
Idem ao anterior.
07/11/08
Funcionamento do amplificador, do avião, gases nobres, etc,
Idem ao anterior.
13/11/08
Revisão para o provão.
Provão interdisciplinar.
Rever a avaliar os conteúdos do semestre.
14/11/08
Transmissores e isolantes naturais de calor, som, etc.
Compreender as diferenças entre os materiais isolantes.
20/11/08
Dilatação linear, superficial e volumétrica.
Perceber os diferentes tipos de dilatação.
21/11/08
Fenômenos físicos que provocam a dilatação dos corpos.
Compreender os diferentes tipos de dilatação física.
27/11/08
Trabalho sobre som, luz e calor.
Analisar fontes e formas de calor, luz e som.
28/11/08
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

8 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃOCONTEÚDO
OBJETIVO(S)
01/10/08

Forma gráfica para o cálculo de uma resultante de um sistema de forças.
Compreender as formas de calcular um sistema de forças através de métodos gráficos.
02/10/08

Calcular a resultante de um sistema de forças.
Identificar o processo de cálculo de uma resultante.
06/10/08
Atividades do livro referente a sistema de forças e tidos de força.
Diferenciar forças de contato e de campo.
09/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
13/10/08
Recesso escolar em homenagem ao dia do professor.
Previsto no calendário escolar.

Trabalho como resultado da aplicação das forças
Conhecer o resultado da aplicação de uma força.
15/10/08
Revisão de atividades para a prova
Rever os conteúdos para a avaliação.
16/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
20/10/08
Trabalho sobre os fenômenos físicos ligados a equipamentos de uso doméstico.
Compreender o funcionamento de equipamentos em relação aos fenômenos físicos.
22/10/08
Trabalho sobre os fenômenos físicos ligados a equipamentos de uso doméstico.
Compreender o funcionamento de equipamentos em relação aos fenômenos físicos.
27/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
30/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior
31/10/08
Apresentação dos trabalhos referentes a aplicação da física no dia-a-dia do aluno.
Compreender a física como parte do processo de organização da vida humana.
03/11/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
04/11/08
Funcionamento da TV, Telefone, Telefone Celular.
Idem ao anterior.
05/11/08
Funcionamento do amplificador, do avião, gases nobres, etc,
Idem ao anterior.
10/11/08
Funcionamento de equipamentos domésticos e do balão dirigível.
Idem ao anterior.
11/11/08
Revisão para o provão.
Provão interdisciplinar.
Rever a avaliar os conteúdos do semestre.
12/11/08
Transmissores e isolantes naturais de calor, som, etc.
Compreender as diferenças entre os materiais isolantes.
17/11/08
Dilatação linear, superficial e volumétrica.
Perceber os diferentes tipos de dilatação.
18 e 19/11/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.

24/11/08
Fenômenos físicos que provocam a dilatação dos corpos.
Compreender os diferentes tipos de dilatação física.

25/11/08
Trabalho sobre som, luz e calor.
Analisar fontes e formas de calor, luz e som.
26/11/08
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

7 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
01/10/08
Hereditariedade como fator de transformação de uma espécie.
Perceber as características básicas de um ser humano.
03/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
08/10/08

Compreensão dos diferentes tipos de teorias que explicam a origem da vida.
Perceber que há diferentes formas de explicar a origem da vida a terra.
10/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
15/10/08


Representação gráfica do sentido da origem da vida de acordo com os diferente tipos de compreensão acerca da origem da vida.
Identificar os diferentes tipos de formas de se explicar a origem da vida.
17/10/08
Explicação dos desenhos feitos pelos alunos.
Idem ao anterior.

22/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
24/10/08
Atividades do livro didático.
Resolver as questões propostas pelo livro e fixar conteúdos.
29/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
31/10/08

Sistema sensorial: características e importância dos 5 sentidos humanos.
Perceber os 5 sentidos como forma de identificação do mundo.

05/11/08
Características gerais dos órgãos responsáveis pelos sentidos.
Compreender os sentidos como responsáveis pela identificação do ambiente.
07/11/08

A evolução como forma de explicar a diferenciação dos sentidos do ser humano.
Idem ao anterior.


12/11/08

Fatores externos que auxiliam o desempenho das funções sensoriais.
Identificar os elementos externos fundamentais para os sentidos.
14/11/08


Funções cerebrais e neurológicas.

Perceber a importância do sistema nervoso central na decodificação de mensagens dos sentidos.
19/11/08


Trabalho sobre o sistema nervoso e sua relação com a percepção do ambiente.

Compreender o sistema nervoso central, como responsável pela relação do ser humano com o mundo.
21/11/08
Apresentação do trabalho.
Idem ao anterior.
26/11/08


Funções hormonais.
Principais glândulas humanas.

Reconhecer os hormônios como responsáveis pela coordenação das atividades metabólicas do corpo humano.
28/11/08
Trabalho sobre hormônios humanos.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

7 série 02 e 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
01/10/08
Hereditariedade como fator de transformação de uma espécie.
Perceber as características básicas de um ser humano.
02/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
06 e 07/10/08

Compreensão dos diferentes tipos de teorias que explicam a origem da vida.
Perceber que há diferentes formas de explicar a origem da vida a terra.
09/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
13/10/08
Recesso escolar em homenagem ao dia do professor.
Previsto no calendário escolar.
14/10/08


Representação gráfica do sentido da origem da vida de acordo com os diferente tipos de compreensão acerca da origem da vida.
Identificar os diferentes tipos de formas de se explicar a origem da vida.
15/10/08
Explicação dos desenhos feitos pelos alunos
Idem ao anterior.

20/10/08
Fenômenos psíquicos e somáticos relacionados ao sistema nervoso central.
Compreender as múltiplas formas de expressar os mecanismos de expressão humana.
21 e 22/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
27 e 28/10/08

Sistema sensorial: características e importância dos 5 sentidos humanos.
Gincana cultural
Perceber os 5 sentidos como forma de identificação do mundo.
29/10/08
Desenho esquemático sobre os 5 sentidos.
Ilustrar as características dos sentidos humanos.

03 e 04/11/08


Características gerais dos órgãos responsáveis pelos sentidos.

Compreender os sentidos como responsáveis pela identificação do ambiente.
05/11/08

A evolução como forma de explicar a diferenciação dos sentidos do ser humano.
Idem ao anterior.


10 e 11/11/08

Fatores externos que auxiliam o desempenho das funções sensoriais.
Identificar os elementos externos fundamentais para os sentidos.
12/11/08


Funções cerebrais e neurológicas.

Perceber a importância do sistema nervoso central na decodificação de mensagens dos sentidos.
17 e 18/11/08


Trabalho sobre o sistema nervoso e sua relação com a percepção do ambiente.

Compreender o sistema nervoso central, como responsável pela relação do ser humano com o mundo.
19/11/08
Apresentação do trabalho.
Idem ao anterior.
24 e 25/11/08


Funções hormonais.
Principais glândulas humanas.

Reconhecer os hormônios como responsáveis pela coordenação das atividades metabólicas do corpo humano.
26/11/08
Trabalho sobre hormônios humanos.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

02/10/08
As diferentes formas de digestão dos animais vertebrados e invertebrados.
Compreender que os diferentes grupos de animais possuem digestão própria.
08/10/08
Hábitos alimentares e relações dos animais com o meio ambiente de acordo com o tipo de digestão.
Reconhecer os diferentes tipos de hábitos alimentares e suas implicações sobre os diferentes tipos de digestão.

09/10/08
As estruturas responsáveis pela produção de enzimas digestivas e adaptações aos diferentes tipos de alimentos.
Conhecer os principais tipos de enzimas responsáveis pela digestão nos diferentes grupos de seres vivos.

15/10/08
Desenho das diferentes estruturas digestivas dos diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados.
Identificar os principais tipos de características dos diferentes tipos de sistema digestório.
16/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
22/10/08
Montagem de texto sobre o desenho referente ao processo digestivos dos diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
24/10/08
Questões referentes ao tema da digestão.
Idem ao anterior.
29/10/08
Formas e tipos de reprodução mais comuns entre os seres vivos.
Perceber que a variabilidade de formas reprodutivas se deve a diferentes formas de vida.
31/10/08
Resumir os diferentes tipos de reprodução e sua presença nos diferentes grupos de animais.
Idem ao anterior.

05/11/08
A importância da reprodução para a perpetuação das espécies e da evolução humana.
Perceber a reprodução como processo fundamental na evolução das espécies.
06/11/08
Fenômenos ambientais ligados a reprodução.
Idem ao anterior.

12/11/08

Relatório sobre a viagem à Pomerode.
Identificar as principais informações sobre os animais do Zoológico de Pomerode.
13/11/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.
19/11/08
Os sentidos nos animais como forma de permitir-lhe interagir com o ambiente.
Perceber a importância dos sentidos para vida dos animais em geral.


20/11/08

Identificar as diferenças entre os diferentes tipos de animais quanto aos sentidos.
Compreender a diversidade de seres vivos por conta da adaptação dos seres vivos.
26/11/08
Avaliação sobre os sentidos nos organismos animais.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 04
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

03/10/08
As diferentes formas de digestão dos animais vertebrados e invertebrados.
Compreender que os diferentes grupos de animais possuem digestão própria.

08/10/08
Hábitos alimentares e relações dos animais com o meio ambiente de acordo com o tipo de digestão.
Reconhecer os diferentes tipos de hábitos alimentares e suas implicações sobre os diferentes tipos de digestão.

09/10/08
As estruturas responsáveis pela produção de enzimas digestivas e adaptações aos diferentes tipos de alimentos.
Conhecer os principais tipos de enzimas responsáveis pela digestão nos diferentes grupos de seres vivos.

10/10/08
Desenho das diferentes estruturas digestivas dos diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados.
Identificar os principais tipos de características dos diferentes tipos de sistema digestório.
15/10/08
Discussão dos trabalhos feitos pelos alunos.
Compreender os diferentes tipos de digestão entre animais.
16 e 17/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
22/10/08
Montagem de texto sobre o desenho referente ao processo digestivos dos diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
23 e 24/10/08
Questões referentes ao tema da digestão.
Idem ao anterior.
29/10/08
Formas e tipos de reprodução mais comuns entre os seres vivos.
Perceber que a variabilidade de formas reprodutivas se deve a diferentes formas de vida.
31/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.

05/11/08
A importância da reprodução para a perpetuação das espécies e da evolução humana.
Perceber a reprodução como processo fundamental na evolução das espécies.
06 e 07/11/08
Fenômenos ambientais ligados a reprodução.
Idem ao anterior.

12/11/08

Relatório sobre a viagem à Pomerode.
Identificar as principais informações sobre os animais do Zoológico de Pomerode.
13 e 14/11/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.

19/11/08
Os sentidos nos animais como forma de permitir-lhe interagir com o ambiente.
Perceber a importância dos sentidos para vida dos animais em geral.


20 e 21/11/08

Identificar as diferenças entre os diferentes tipos de animais quanto aos sentidos.
Compreender a diversidade de seres vivos por conta da adaptação dos seres vivos.
26/11/08
Avaliação sobre os sentidos nos organismos animais.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

06/10/08
As diferentes formas de digestão dos animais vertebrados e invertebrados.
Compreender que os diferentes grupos de animais possuem digestão própria.

08 e 09/10/08
Hábitos alimentares e relações dos animais com o meio ambiente de acordo com o tipo de digestão.
Reconhecer os diferentes tipos de hábitos alimentares e suas implicações sobre os diferentes tipos de digestão.
13/10/08
Recesso escolar pelo dia do professor.
Previsto pelo calendário escolar.

16 e 17/10/08
As estruturas responsáveis pela produção de enzimas digestivas e adaptações aos diferentes tipos de alimentos.
Conhecer os principais tipos de enzimas responsáveis pela digestão nos diferentes grupos de seres vivos.
20/10/08
Desenho das diferentes estruturas digestivas dos diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados.
Identificar os principais tipos de características dos diferentes tipos de sistema digestório.
23/10/08
Montagem de texto sobre o desenho referente ao processo digestivos dos diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
27/10/08
Questões referentes ao tema da digestão.
Idem ao anterior.
29 e 30/10/08
Formas e tipos de reprodução mais comuns entre os seres vivos.
Perceber que a variabilidade de formas reprodutivas se deve a diferentes formas de vida.

05/11/08
A importância da reprodução para a perpetuação das espécies e da evolução humana.
Perceber a reprodução como processo fundamental na evolução das espécies.
06/11/08
Fenômenos ambientais ligados a reprodução.
Idem ao anterior.

12/11/08

Relatório sobre a viagem à Pomerode.
Identificar as principais informações sobre os animais do Zoológico de Pomerode.
13/11/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.
19/11/08
Os sentidos nos animais como forma de permitir-lhe interagir com o ambiente.
Perceber a importância dos sentidos para vida dos animais em geral.


20/11/08

Identificar as diferenças entre os diferentes tipos de animais quanto aos sentidos.
Compreender a diversidade de seres vivos por conta da adaptação dos seres vivos.
26/11/08
Avaliação sobre os sentidos nos organismos animais.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)



06/10/08
Potenciação em expressões numéricas.
Identificar a potenciação como forma de expressar uma multiplicação.
Atividade de avaliação final.
Avaliar os conceitos tratados sobre potenciação e sua aplicação em expressões numéricas.
08 e 09/10/08
Radiciação.
Conhecer os conceitos de radiciação.
13/10/08
Recesso escolar pelo dia do professor.
Previsto pelo calendário escolar.

15 e 16/10/08
Aplicação da radiciação em expressões numéricas.
Identificar as aplicações da radiciação em expressões numéricas.
20/10/08
Atividade para entregar feita em folha.
Idem ao anterior.
22 e 23/10/08
Radiciação de frações.
Compreender a forma de se resolver questões relativas frações e radiciação.
27/10/08
Radiciação de números decimais.
Identificar os processos de cálculos com valores decimais.
29 e 30/10/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
03/11/08
Expressões numéricas envolvendo radiciação.
Associar os diferentes tipos de cálculo a radiciação.
05 e 07/11/08
Trabalho sobre potenciação aplicada.
Idem ao anterior.
10/11/08
Potenciação e radiciação fracionária.
Perceber a aplicação da radiciação e potenciação em cálculos fracionários.
12 e 14/11/08
Expressões numéricas envolvendo cálculos fracionários.
Idem ao anterior


17/11/08
Trabalho sobre expressões numéricas envolvendo as seis operações básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Compreender a forma e ordem de resolução dos diferentes tipos de operações matemáticas em expressões numéricas.
19 e 21/11/08
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.
26/11/08
Atividade de revisão para a prova.
Rever os conceitos acerca de expressões numéricas.
26 e 27/11/08
Continuação da revisão.
Prova.
Idem ao anterior.
01 a 05/11/08
Revisão de conteúdos para os exames finais.
Rever os conteúdos do ano para o exame final.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.