Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

sábado, 17 de outubro de 2009

Diários do terceiro bimestre

3 série 01
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

05.08.09 Tipagem sanguinea (continuação)
Perceber a razão das diferenças genéticas entre os tipos sanquineos.
06.08.09

Fator Rh.
Doenças e problemas genéticos relacionados a cosanguinidade.
Atividades do livro sobre tipagem sanguinea;
Identificar o fator Rh no organismo humano.
Compreender as mudanças e alterações entre os diferentes organismos provocadas pelas diferenças sanquineas.
Analisar os conteúdos expostos através de exercícios do livro.
12.08.09 Atividades do livro (continuação) Idem ao anterior.
13.08.09 Discussão das atividades. Analisar a interpretação das questões propostas nos exercícios.
19.08.09 Relações ente genética e evolução.
Conceito de evolução. Analisar a relação estabelecida entre a genética e o processo evolutivo.
20.08.09

O surgimento do Homo sapiens
Organização de tabela sobre as diferentes concepções sobre evolução. Identificar a ação da evolução nas espécies.
Identificar a evolução como instrumento de organização dos seres vivos.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
27.08.09 Idem ao dia 20 Idem ao dia 20
02.09.09 Elementos próprios de uma região em termos ecológicos. Relações entre os diferentes níveis de organização dos seres vivos.
03.09.09 Lamarkismo e Darwinismo como formas de identificação das diferentes teorias evolucionistas.
Atividades do livro. Perceber as diferentes formas de explicar a evolução dos seres vivos.
Analisar os conteúdos estudados.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
09.09.09 A chegada do homem a América Compreender os caminhos percorridos pelo homem para dominar a América.
10.09.09 Feira Regional de matemática e de ciências Convite da GERED para atuar como avaliador e orientador.



16.09.09 Conceito de ecologia;
Pesquisa sobre origem do homem nos diversos continentes.
Elaboração de linha do tempo acerca da evolução do homem. Inicio das discussões sobre o tema. Definir ecologia e contextualizá-la.
Identificar os movimentos históricos que diferenciaram os diferentes grupos étnicos.
Idem ao anterior.
17.09.09 Apresentação do trabalho sobre linha do tempo.
Fenômenos naturais e causados pela ação do homem no contexto natural. Organizar os fatos históricos referentes ao surgimento do homem nos diferentes continentes.
Identificar o papel do ser humano no processo de transformação do contexto natural.
23.09.09 Analisar alguns fenômenos naturais ocorridos recentemente no contexto natural. Idem ao anterior.





24.09.09

Teias e cadeias alimentares
Produção e fluxo de energia;
Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Conhecer os níveis de dependência entre os seres vivos quanto a questão alimentar.
Distribuição e aproveitamento de energia.
Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre



30.09.09 Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica)
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas) Formas de organização dos seres vivos de um mesmo grupo de seres vivos.
Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo e outras formas de relação entre os seres vivos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.














3 série 02
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

05.08.09


Fator Rh.
Tipagem sanguinea (continuação)
Doenças e problemas genéticos relacionados a cosanguinidade.


Implicações do fator Rh na vida humana.
Perceber a razão das diferenças genéticas entre os tipos sanquineos.
Compreender as mudanças e alterações entre os diferentes organismos provocadas pelas diferenças sanquineas.
12.08.09 Atividades do livro
Discussão das atividades.
Fixar os conteúdos propostos em relação ao assunto.
Analisar a interpretação das questões propostas nos exercícios.
20.08.09



Relações ente genética e evolução.
O surgimento do Homo sapiens
Organização de tabela sobre as diferentes concepções sobre evolução. Analisar a relação estabelecida entre a genética e o processo evolutivo.
Identificar a ação da evolução nas espécies.
Identificar a evolução como instrumento de organização dos seres vivos.


27.08.09 A chegada do homem a América
Conceito de ecologia;
Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera. Compreender os caminhos percorridos pelo homem para dominar a América.
Definir ecologia e contextualizá-la.
Identificação dos diferentes níveis de organização dos seres vivos.



02.09.09 Lamarkismo e Darwinismo como formas de identificação das diferentes teorias evolucionistas.
Atividade de avaliação reescrevendo o primeiro capítulo do gênesis.
Leitura dos capítulos 16 e 17 do Apocalipse. Perceber as diferentes formas de explicar a evolução dos seres vivos.
Compreender as diferenças e semelhanças entre as teoria cientifica e criacionista em relação à origem da vida.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
09.09.09 Pesquisa sobre origem do homem nos diversos continentes.
Elaboração de linha do tempo acerca da evolução do homem.
Apresentação do trabalho sobre linha do tempo. Identificar os movimentos históricos que diferenciaram os diferentes grupos étnicos.
Organizar os fatos históricos referentes ao surgimento do homem nos diferentes continentes.
16.09.09 Fenômenos naturais e causados pela ação do homem no contextos natural.
Analisar alguns fenômenos naturais ocorridos recentemente no contexto natural. Identificar o papel do ser humano no processo de transformação do contexto natural.






23.09.09

Teias e cadeias alimentares
Produção e fluxo de energia;
Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Conhecer os níveis de dependência entre os seres vivos quanto a questão alimentar.
Distribuição e aproveitamento de energia.
Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre.



30.09.09 Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica)
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas) Formas de organização dos seres vivos de um mesmo grupo de seres vivos.
Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo e outras formas de relação entre os seres vivos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.

















2 série 01
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

06.08.09 Características gerais dos animais (continuação).
Caracterizar o reino Animmalia.
Identificar os principais grupos de animais.
13.08.09

Apresentação dos trabalhos.
Montagem do quadro resumo individualmente.
Organizações de linha to tempo biológica referente a seqüência do surgimento dos animais na terra. Diferenciar os grupos de animais quanto as suas característica exclusivas.
Identificar a possível ordem do surgimento dos seres vivos na terra.
20.08.09
Fisiologia Animal.
Digestão nos diferentes tipos de animais vertebrados e invertebrados. Identificar as principais formas de digestão e as formas de evolução para adaptar os seres vivos aos tipos de alimentos.
03.09.09 Discussão sobre trabalho feito referente ao sistema digestório humano. Compreender a função dos órgãos que compõe o sistema digestório dos animais.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
10.09.09 Feira Regional de matemática e de ciências Convite da GERED para atuar como avaliador e orientador.
17.09.09 Doenças do sistema digestório humano.
Relações do sistema digestório com outros sistemas do corpo humano. Perceber as doenças mais comuns no sistema digestório humano.
Compreender a relação entre o sistema digestório humano e outros sistemas.
24.09.09 Continuação do anterior
Avaliação – prova escrita. Avaliar os conceitos anteriores.

01.10.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.
























2 série 02
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

05.08.09



Características gerais dos animais (continuação).
Características dos invertebrados através de quadro comparativo entre os diferentes tipos de invertebrados.
Caracterizar o reino Animmalia.
Identificar os principais grupos de animais
Reconhecer as características básicas dos invertebrados








12.08.09
Apresentação dos trabalhos em grupo.
Características dos poríferos, cnidários e Platelmintos.
Doenças causadas por platelmintos.
Características dos Nematelmintos.
Doenças causadas por Nematelmintos.
Caracterização dos anelídeos e sua aplicação a medicina e a agricultura. Identificar as características básicas dos platelmintos e as doenças causadas por platelmintos.
Compreender as características básicas dos nematelmintos e as doenças causadas por nematelmintos.
Reconhecer os anelídeos como fundamentais para a vida humana.
19.08.09 Continuação da apresentação dos trabalhos dos alunos. Idem ao anterior.
26.08.09





Fisiologia Animal.
Digestão nos diferentes tipos de animais vertebrados e invertebrados.
Prova sobre invertebrados.
Organização de atividades sobre vertebrados. Identificar as principais formas de digestão e as formas de evolução para adaptar os seres vivos aos tipos de alimentos.
Avaliar os conteúdos referentes a invertebrados.
Organizar atividade sobre vertebrados.
02.09.09 Continuação da discussão sobre digestão de vertebrados. Compreender a digestão como processo inerente a sobrevivência dos animais.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
09.09.09 Sistema digestório humano Identificar as característica básicas do sistema digestório humano.
16.09.09 Doenças do sistema digestório humano.
Relações do sistema digestório com outros sistemas do corpo humano. Perceber as doenças mais comuns no sistema digestório humano.
Compreender a relação entre o sistema digestório humano e outros sistemas.


23.09.09 Comparação entre o sistema digestório humano com o de outros animais.
Avaliação – prova escrita. Identificar as principais diferenças e semelhanças entre os sistemas digestórios em mamíferos.
Avaliar os conceitos anteriores.
30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.






1 série 01
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)


04.08.09 Divisão celular (mitose e meiose); características do DNA e do RNA. Compreender os mecanismos de reprodução celular e a participação do DNA e do RNA.

05.08.09 Mitose: características e definição.
Mitose: características e definição. Identificar as principais características da mitose.
Conhecer as principais características da mitose.



11 e 12.08.09
Palestra com o Enfermeiro Sabino sobre DSTs e AIDS
Esquemas de mitose e meiose.
Identificação das utilidades dos esquemas de mitose e meiose. Compreender as dinâmicas das principais DSTs e AIDS.
Reconhecer as diferenças básica entre mitose e meiose.
Compreender a necessidade de organizar a divisão celular em mitose e meiose.
Debate sobre os temas relacionados a aborto, controle populacional e uso de contraceptivos.
Discutir os diferentes tipos anticoncepcionais e questões relacionadas ao aborto.

18 e 19.08.09 Atividades do livro sobre divisão celular. Identificar as principais características da mitose e meiose.
25.08.09 Elaboração de história da vida intra-uterina.
Discussão do tema. Compreender as etapas do desenvolvimento embrionário.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
01.09.09 Formação de tecidos a partir das células-tronco. Conhecer os diferentes mecanismos de formação de novas células e suas implicações para o ser formado.
02.09.09 Engenharia genética.
Atividade sobre o tema.
Identificar os diferente tipos de aplicações da engenharia genética.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.

08.09.09 e 09.09.09 Tecidos vivos.
Trabalho sobre tecidos: muscular (liso, cardíaco, estriado), epitelial (revestimento e glandular), nervoso, conjuntivo. Compreender as semelhanças entre os diferentes tipos de tecidos e suas diferenças.
Elaborar quadro resumo com desenho e características básicas de cada tecido.
15.09.09 e 16.09.09 Apresentação do trabalho. Apresentar os resultados da pesquisa e discussão das características gerais de cada tecido.
23.09.09 e 24.09.09 Continuação das apresentações e discussão dos trabalhos. Idem ao anterior.


30.09.09 e 01.10.09 Avaliação dos trabalhos individual sobre tecidos.
Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Analisar os conceitos.
Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.




1 série 02
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)



04.08.09 Divisão celular (mitose e meiose); características do DNA e do RNA.
Mitose: características e definição.
Meiose: características e definição. Compreender os mecanismos de reprodução celular e a participação do DNA e do RNA.
Identificar as principais características da mitose.
Conhecer as principais características da mitose.





11.08.09 Palestra com o enfermeiro Sabino.
Esquemas de mitose e meiose.
Identificação das utilidades dos esquemas de mitose e meiose. Compreender as principais dinâmicas das DSTs e AIDS.
Reconhecer as diferenças básica entre mitose e meiose.
Compreender a necessidade de organizar a divisão celular em mitose e meiose.


18.08.09
Atividades do livro sobre divisão celular.
Tecidos vivos. Identificar as principais características da mitose e meiose.
Compreender as semelhanças entre os diferentes tipos de tecidos e suas diferenças.
25.09.09 Olimpíada brasileira de matemática. Prevista no calendário escolar.
01.09.09 Formação de novos tecidos a partir de células-tronco. Compreender as diferentes formas de organização de tecidos vivos.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.

08.09.09 Tecidos vivos.
Trabalho sobre tecidos: muscular (liso, cardíaco, estriado), epitelial (revestimento e glandular), nervoso, conjuntivo. Compreender as semelhanças entre os diferentes tipos de tecidos e suas diferenças.
Elaborar quadro resumo com desenho e características básicas de cada tecido.
15.09.09 Apresentação do trabalho. Apresentar os resultados da pesquisa e discussão das características gerais de cada tecido.

23.09.09
Continuação das apresentações e discussão dos trabalhos.
Avaliação dos trabalhos individual sobre tecidos. Analisar os conceitos.

30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.














6ª série 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

03.08.09


Moluscos, estruturas e características básicas
Utilidades econômicas e ecológicas dos moluscos
Identificar os moluscos, suas estruturas e características básicas
Reconhecer as utilidades econômicas e ecológicas dos moluscos
05.08.09


Atividade sobre moluscos.


Compreensão e fixação de conteúdos.


10.08.09
Atividade de comparação evolutiva dos grupos de seres invertebrados estudados. Reconhecer as principais características evolutivas dos invertebrados.
12.08.09 Continuação da anterior. Idem ao anterior.
17.08.09 Relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos estudados e o ambiente em que vivem. Identificar as principais formas de relacionar os seres vivos estudados e o meio ambiente.
19.08.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
24.08.09
Artrópodes – o maior grupo de seres vivos
Caracterizar os artrópodes – o maior grupo de seres vivos
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
31.08.09 Principais grupos de artrópodes Identificar as principais grupos de artrópodes
02.09.09 Avaliação sobre moluscos e anelídeos. Avaliação sobre o tema anterior.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
09.09.09
Insetos: características, estruturas e doenças causadas por insetos
Compreender os insetos, suas características, estruturas e doenças causadas por insetos
14.09.09

Aracnídeos: características, estruturas e doenças causadas por aracnídeos
Reconhecer Aracnídeos por suas características, estruturas e doenças causadas por aracnídeos
16.09.09
Crustáceos: características, estruturas e utilidades econômicas
Identificar crustáceos: características, estruturas e utilidades econômicas
21.09.09 Miriápodes: características, estruturas Conhecer os miriápodes: características, estruturas
23.09.09 Equinodermos: características, estruturas
Compreender os equinodermos: características, estruturas
28.09.09



Grupo dos Vertebrados: características, semelhanças e diferenças
Peixes
Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Diferenciar o grupo dos vertebrados: características, semelhanças e diferenças;
- Caracterizar o grupo dos peixes
Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
30.09.09



Condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos Identificar condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Conhecer osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.


7ª série 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

03.08.09 Sistema respiratório: características, órgãos e funções. Compreender o funcionamento do sistema respiratório.
05.08.09 Relações entre os sistemas digestório, circulatório e respiratório. Perceber que os três sistemas são interdependentes.
10.08.09
Doenças do sistema respiratório.
Identificar as principais doenças, causas e efeitos que atingem o sistema respiratório.
12.08.09
Funções de relação com o ambiente através dos sistemas circulatório, respiratório e disgestório. Conhecer as funções de relação com o ambiente
17.08.09
Os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
Identificar os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
19.08.09
Formas de interação entre os diferentes sistemas e sua participação na sobrevivência do ser humano. Perceber a necessidade de relação entre os sistemas de um ser vivo.
24.08.09
Sentidos nos seres humanos.
Reconhecer os meios de reconhecimento dos ambientes externos por parte do ser humanos através dos sentidos.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
31.08.09 Idem ao dia 24. Idem ao dia 24.
02.09.09 Apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos.
Preparação para o desfile cívico. Perceber a interação entre o conteúdo e o cotidiano do aluno.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
09.09.09
Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato
14.09.09 Feira Regional de matemática e de ciências Convite da GERED para atuar como avaliador e orientador.
16.09.09 O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Funções do cérebro, cerebelo e bulbo na recepção e decodificação dos estímulos dos sentidos. Descrever o sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Conhecer as funções do cérebro, cerebelo e bulbo
21.09.09 Sistema locomotor. Compreender a coordenação entre os diferentes meios para locomoção.
23.09.09
Esqueleto e sistema ósseo. Identificar as estruturas que compõe os ossos.
28.09.09 Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano e na formação dos músculos e ossos. Identificar a ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano

30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.



7ª série 02 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

03.08.09

Sistema respiratório: características, órgãos e funções.
Relações entre os sistemas digestório, circulatório e respiratório. Compreender o funcionamento do sistema respiratório.
Perceber que os três sistemas são interdependentes.
06.08.09
Doenças do sistema respiratório.
Identificar as principais doenças, causas e efeitos que atingem o sistema respiratório.
10.08.09
Funções de relação com o ambiente através dos sistemas circulatório, respiratório e disgestório.
Atividade de avaliação Conhecer as funções de relação com o ambiente.
Analisar os principais aspectos do conteúdo explorado.

13.08.09
Os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
Identificar os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
19.08.09
Formas de interação entre os diferentes sistemas e sua participação na sobrevivência do ser humano. Perceber a necessidade de relação entre os sistemas de um ser vivo.
24.08.09
Órgãos dos sentidos e relações com o meio ambiente. Compreender que os sentidos são fundamentais para a relação entre os seres vivos e o ambiente.
27.08.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
31.08.09

Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato
03.09.09 Continuação da atividade anterior. Idem ao anterior.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
10.09.09 Feira Regional de matemática e de ciências Convite da GERED para atuar como avaliador e orientador.
14.09.09


O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Funções do cérebro, cerebelo e bulbo na recepção e decodificação dos estímulos dos sentidos. Descrever o sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Conhecer as funções do cérebro, cerebelo e bulbo
17.09.09
Sistema locomotor. Compreender a coordenação entre os diferentes meios para locomoção.
21.09.09
Esqueleto e sistema ósseo. Identificar as estruturas que compõe os ossos.
24.09.09 Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano e na formação dos músculos e ossos. Identificar a ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano
28.09.09
Hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários Caracterizar hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários

01.10.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.







7ª série 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

04.08.09 Sistema respiratório: características, órgãos e funções. Compreender o funcionamento do sistema respiratório.
05.08.09 Relações entre os sistemas digestório, circulatório e respiratório. Perceber que os três sistemas são interdependentes.
11.08.09
Doenças do sistema respiratório. Atividades do livro.
Identificar as principais doenças, causas e efeitos que atingem o sistema respiratório.
12.08.09 Funções de relação com o ambiente através dos sistemas circulatório, respiratório e disgestório. Conhecer as funções de relação com o ambiente
18.08.09
Os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
Identificar os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
19.08.09
Formas de interação entre os diferentes sistemas e sua participação na sobrevivência do ser humano. Perceber a necessidade de relação entre os sistemas de um ser vivo.
25.08.09
Órgãos dos sentidos e relações com o meio ambiente. Compreender que os sentidos são fundamentais para a relação entre os seres vivos e o ambiente.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
01.09.09

Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato
02.09.09 Continuação da atividade anterior. Idem ao anterior.
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
08.09.09
Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato
09.09.09
Feira Regional de matemática e de ciências Convite da GERED para atuar como avaliador e orientador.
15.09.09 O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Funções do cérebro, cerebelo e bulbo na recepção e decodificação dos estímulos dos sentidos. Descrever o sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos
Conhecer as funções do cérebro, cerebelo e bulbo
16.09.09 Sistema locomotor. Compreender a coordenação entre os diferentes meios para locomoção.
22.09.09
Esqueleto e sistema ósseo. Identificar as estruturas que compõe os ossos.
23.09.09
Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano e na formação dos músculos e ossos. Identificar a ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano
29.09.09 Hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários Caracterizar hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários


30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.

8ª série 01 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

03.08.09 Atividade sobre os ciclos da matéria.
Compreender os processos físicos e químicos ocorridos nos diferentes ciclos da matéria.
04.08.09
Os fenômenos físicos que implicam em processos que levam a transformação da matéria. Compreender a matéria como passiva de processo físicos e químicos.
10.08.09 Atividades do lego. Atividades teóricas e primeiros contatos em relação a montagem.
11.08.09 Continuação da atividade sobre o lego. Idem ao anterior.

17 e 18.08.09 Atividades de montagem de atividades propostas pelos fascículos do LEGO. Compreender as formas de montagem e lógicas do LEGO.
24 e 25.08.09
Montagem de robô criado pelos alunos utilizando os materiais do LEGO. Analisar a capacidade de cada aluno na organização de sua equipe e preparação do material.
31.09.09 Estudo da física – histórico
Enunciar o estudo da física – histórico
01.09.09 Implicações da física no cotidiano das pessoas
Compreender as implicações da física no cotidiano das pessoas
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
08.09.09 Conceitos básicos da cinemática
Identificar os conceitos básicos da cinemática
14.09.09 O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
15.09.09 As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
21.09.09
A velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
22.09.09 Cálculo da velocidade
Compreender o cálculo da velocidade
28.09.09
A aceleração como variante da velocidade
Reconhecer a aceleração como variante da velocidade


29.10.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.














8ª série 02 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)

04.08.09
Atividade sobre os ciclos da matéria.
Compreender os processos físicos e químicos ocorridos nos diferentes ciclos da matéria.
05.08.09
Os fenômenos físicos que implicam em processos que levam a transformação da matéria. Compreender a matéria como passiva de processo físicos e químicos.
11.08.09 Atividades de montagem sobre o lego. Organização das equipes e preparação para a montagem.
12.08.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
18 e 19.08.09 Atividades de montagem de atividades propostas pelos fascículos do LEGO. Compreender as formas de montagem e lógicas do LEGO.
25.08.09
Montagem de robô criado pelos alunos utilizando os materiais do LEGO. Analisar a capacidade de cada aluno na organização de sua equipe e preparação do material.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
01.09.09 Estudo da física – histórico
Enunciar o estudo da física – histórico
02.09.09 Implicações da física no cotidiano das pessoas
Compreender as implicações da física no cotidiano das pessoas
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
08.09.09 Conceitos básicos da cinemática
Identificar os conceitos básicos da cinemática
09.09.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
15.09.09 O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
16.09.09 As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
22.09.09
A velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
23.09.09 Cálculo da velocidade
Compreender o cálculo da velocidade
29.09.09
A aceleração como variante da velocidade
Reconhecer a aceleração como variante da velocidade


30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.











8ª série 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE, AVALIAÇÃO, CONTEÚDO OBJETIVO(S)



04.08.09
Atividade sobre os ciclos da matéria.
Compreender os processos físicos e químicos ocorridos nos diferentes ciclos da matéria.
05.08.09
Os fenômenos físicos que implicam em processos que levam a transformação da matéria. Compreender a matéria como passiva de processo físicos e químicos.
11.08.09 Atividades de montagem sobre o lego. Organização das equipes e preparação para a montagem.
12.08.09 Idem ao anterior. Idem ao anterior.
18 e 19.08.09 Atividades de montagem de atividades propostas pelos fascículos do LEGO. Compreender as formas de montagem e lógicas do LEGO.
25.08.09
Montagem de robô criado pelos alunos utilizando os materiais do LEGO. Analisar a capacidade de cada aluno na organização de sua equipe e preparação do material.
26.08.09 Conferencia regional de educação em Timbó. Convocação por ter sido escolhido delegado na conferencia municipal de educação.
01.09.09 Estudo da física – histórico
Enunciar o estudo da física – histórico
02.09.09
Implicações da física no cotidiano das pessoas
Compreender as implicações da física no cotidiano das pessoas
05.09.09 Atividade cívica alusiva ao Dia da Independência. Programado pela escola.
08.09.09 Conceitos básicos da cinemática
Identificar os conceitos básicos da cinemática
09.09.09 O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
15.09.09 As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
16.09.09 A velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
22.09.09
Cálculo da velocidade
Compreender o cálculo da velocidade
23.09.09 A aceleração como variante da velocidade
Reconhecer a aceleração como variante da velocidade


30.09.09 Atividade de recuperação em que foram contemplados todos os conteúdos explorados até a presente data. Recuperar os conteúdos aplicados ao longo do bimestre. A nota da recuperação substituirá a nota mais baixa em provas neste bimestre
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
 Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático, alguns dos quais sugeridos pelos próprios alunos;
 Elaboração e explicação oral de trabalhos considerando o desempenho individual e coletivo das referidas apresentações;
 Correlação interdisciplinar em determinados assuntos e sua aplicação no contexto do aluno;
 Participação individual em debates e discussões relacionadas aos temas abordados.
 Provas escritas realizadas individualmente ou em duplas, analisando não apenas os acertos, mas possíveis indícios de compreensão do tema questionado;
 Recuperação paralela ao final do bimestre.
Observação: esta parte do diário encontra-se impressa pois é de interesse do docente publicar este material em seu blog pessoal disponível no site: www.profniltontomelin.blogspot.com. A outra parte do diário de classe será preenchida de forma manual pois trata da freqüência e notas que são anotações diárias do professor, assim como eventuais ocorrências dos alunos.
Nada consta em relação a anotações individuais referentes a qualquer aluno.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.