Estudantes de Benedito Novo realizam viagem de estudos à São Francisco do Sul
No dia 10 de junho os alunos das segundas séries do Ensino Médio da EEB Teófilo Nolasco de Almeida realizaram viagem de estudos à cidade de São Francisco do Sul. Os alunos foram acompanhados pelos professores Josimar Tais, de História e Nilton Bruno Tomelin de Biologia. Por ocasião da visita à histórica cidade, a terceira mais antiga do país, os estudantes conheceram pontos de destaque histórico e ambiental da cidade. Além do Museu Nacional do Mar e do Museu Histórico, os alunos conheceram o centro histórico de São Francisco do Sul, a Baía da Babitonga, a Praia da Enseada e o Parque do Acarai.
Nos museus puderam manter contato direto com maquetes e barcos em tamanho real utilizados ao longo de vários séculos de navegação, o que complementou o estudo introduzido em sala de aula referente às Grandes Navegações e sua relevância para o conhecimento e avanços do mundo a partir de então. Vários objetos expostos apresentaram aos alunos detalhes importantes e pitorescos da história local. Os exuberantes edifícios históricos revelam um passado de riqueza e intensa atividade econômica. Entre os edifícios visitados merecem destaque a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças e o Mercado Público Municipal.
A privilegiada natureza de São Francisco do Sul proporcionou aos estudantes a possibilidade de conhecer a formação vegetal e animal que envolve a Baía da Babitonga e de diversas praias locais. Merecem destaque a Lagoa do Acarai, Praias da Enseada e Grande, onde foi possível visualizar uma bela paisagem de dunas e restinga. Os estudantes também conheceram uma área de Sambaqui, palavra de origem tupi que significa “amontoado de conchas”, ou seja, uma enorme montanha formada por vestígios pré-históricos.
Para as disciplinas de História e Biologia há a possibilidade de diferentes abordagens interdisciplinares. Os conceitos de ambas se relacionam intimamente. Os problemas ambientais derivam de um processo histórico de depredação e de uso de recursos naturais de forma inadequada. Percebeu-se também a grande relação do mar e seus recursos com a economia da cidade. Em sala de aula, após a viagem, foram realizadas discussões em torno do que foi observado.
2 comentários:
Com certeza foi um passeio que valeu muito a pena. Esse tipo de estudo interativo deveria ser praticado mais frequentemente pelos professores de todas as áreas. Há muita coisa bonita para se conhecer na nossa região. Atividades como essa, além de promoverem o aprendizado, favorecem a integração do grupo.
Valeu por essa, Nilton.
Quero parabenizá-los (você e o Josimar) por esta viagem de estudo, que com certeza, além da aprendizagem, conhecimento, curiosidades e novidades, ficará marcada nos estudantes como “a melhor aula” sem contar que, com a ajuda do celular e máquina fotográfica devem ter registrado tudo, afinal tanta novidade!!!
A interdisciplinaridade para o desenvolvimento dessas práticas é fundamental, pois oportuniza uma visão mais ampla e holística do objeto em estudo.
Abraço, Ivonete
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