E o Brasil, em breve volta as urnas! A democracia está viva, presente, nos convoca a refletir, enxergar e renovar nossas convicções, optar por algo novo, diferente! Ou então diante de acertos anteriores repetir para continuar! Por mais descrentes que os brasileiros estejam diante de alguns membros da vida pública e da política ninguém deseja renunciar ao direito de ir as urnas. Sãos os tempos de democracia!
Democracia que pode nos expor ao risco de errar, mas também de concertar o erro. Após o fim do regime militar tem sido possível a cada cidadão brasileiro votar e ser votado e por isso temos testemunhado diferentes figuras desfilando pelas urnas brasileiras: artistas, médicos, professores, advogados, jornalistas, jogadores de futebol, membros de famílias de oligarquias tradicionais da política e anônimos. Enfim, brasileiros a quem a lei garante o direito de pedir votos a outros brasileiros a quem cabe o direito de dar ou não seu voto.
Conforme as escolhas feitas, saberemos que futuro esperar ou não. Há quem diga que é uma “burrice” eleger alguém apenas por que seja membro de certo grupo social ou pertença a certa categoria. Como não me parece honroso usar este termo (burrice) prefiro a sutileza do termo ignorância. Ignorância tem a ver com falta de conhecimento e de pouca compreensão da realidade.
Prefiro também aplicá-lo de outra forma. Me parece sim, uma ignorância absurda escolher para comandar nossos destinos alguém que simplesmente carrega um determinado sobrenome ou certa “tradição”. Alguém que, por possuir mais recursos, pode apresentar-se melhor (mais bem mascarado) que outros. O surgimento de figuras caricatas no cenário político nacional, conquistando um contingente expressivo de eleitores, reflete também a falta de esperança do brasileiro diante de muitas frustrações, decepções e de certo nível de ignorância política.
Mas não é por termos um grande número de ignorantes que devemos condenar a democracia, mas ao contrário devemos utilizar a democracia para acabar com a ignorância. O exercício de libertação da ignorância é um dos mais belos da democracia. A experiência que teremos em outubro poderá restabelecer nossas esperanças, elevar nossas expectativas ou ainda cometer novos erros.
Mas devo confessar que prefiro correr o risco de errar tendo a certeza da ampla possibilidade de acerto do que simplesmente assistir aos desatinos do passado. Se hoje a já consagrada lei da “Ficha Limpa”, quando devidamente aplicada, tem nos poupado de alguns erros, podemos dizer que já estamos colhendo os bons frutos de acertos que só a democracia poderia nos possibilitar. Por hora, viva a democracia, a liberdade e o povo brasileiro!
*Publicado na edição de 19.10.10 do Jornal do Médio Vale
A consciência do mundo, que viabiliza a consciência de mim, inviabiliza a imutabilidade do mundo. "Paulo Freire"
Que bom que você está aqui!
É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!
Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!
Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!
Fraterno abraço!
Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!
Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!
Fraterno abraço!
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Nilton Bruno Tomelin
- Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
- Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.
Os endereços de minhas "viagens" mais frequêntes
- Anonymus Gourmet
- Associação Brasileira das Mantenedoras do ES
- Atena Cursos
- Benedito Novo
- Biblioteca Casa Fernando Pessoa
- Biblioteca virtual mundial
- Blog BioVirtual
- CNPQ
- Comitê do Itajaí
- Congresso UNIFEBE
- Culinária Edu Guedes
- Culinária Mais Você
- Culinária Receita Minuto
- Curso Proinfo
- Câmara dos Deputados
- Diário Catarinense
- Domínio Público
- Doutor Pedrinho
- E-PROINFO
- EaD IFSC
- Ead UAB Blumenau
- EaD UAB Indaial
- EaD UFSC
- EEB Frei Lucínio Korte
- Esc. de Admin. Fazendária
- Escola do Legislativo
- Estadão
- FAPI
- Folha de São Paulo
- Formação na Escola FNDE
- Fotolog Prof Nilton
- Fritz Muller
- FUG
- FURB
- Gov Santa Catarina
- Ins Paulo Freire
- Instituto Da Vinci
- Irmãos Frainer
- Jornal de SC
- João Matos
- Leonardo Boff
- Museu Virtual de História da Educação
- Nilton
- O Globo
- OEI Educação
- Plataforma Freire
- PMDB de Doutor Pedrinho
- Portal do Gestor Público Estadual
- Portal do Servidor
- Professor Josimar
- Proinfo Blumenau
- Revista FACED UFBA
- Revista Gestão Universitária
- Rodeio Virtual
- Rádio FLK
- Sandra Tomelin
- Scielo
- SED SC
- Senado Federal
- Slideshare
- Tiago Krieser
- Transparência
- UFPR
- UFSC
- UNIFEBE
- UNIVALI
- Veja
- Veritas
Nenhum comentário:
Postar um comentário