Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como fabricar cadeiras e camisetas, cultivar eucaliptos e educar crianças!

O início das aulas é um momento em que muitos sentimentos se avivam. Para alguns representa o seu primeiro contato com um novo mundo, um verdadeiro parto. Novos amigos, novas possibilidades! Para outros é a continuidade de uma jornada que já vem se desenhando a vários anos. Há também os que iniciam seu último ano de estudos. Não podemos esquecer daqueles que já contam os dias para as próximas férias.

Mas de qualquer forma é tempo de novidades. Para os educadores é um recomeço, cheio de expectativas, esperanças, dúvidas, medos e certezas. Não podemos esquecer daqueles educadores, que da mesma forma que os educandos, também contam os dias para as próximas férias. Há um contingente de educadores que se vê como operário da educação. Confunde a formação de uma criança com atividades como fabricar uma cadeira, costurar uma camiseta ou plantar eucaliptos! Mas quais as consequências disto? Ao fabricar uma cadeira, o marceneiro estabelece medidas, escolhe a madeira, mas dificilmente imagina quem nela sentará! Quem recorta um tecido e com ele costura uma camiseta o faz a partir de um molde. Pouco se preocupa em saber quem irá vesti-la.

Desta maneira, preocupam-se com um produto, não com um resultado! O educador, ao contrário do marceneiro ou do costureiro, deve ter como foco a preocupação com quem irá estar diante dele no momento em que estiver propondo a discussão de um conceito. Além de preocupar-se com o que irá tratar em suas disciplinas precisa dispensar especial atenção às características, sentimentos e necessidades daqueles que estiverem numa sala de aula iniciando ou continuando sua vida escolar. Sem esquecer é claro daqueles que estão ansiosos, aguardando as próximas férias.

Mas, e os eucaliptos? Bem, um bosque de eucaliptos é cultivado, selecionando as melhores sementes, preparando as melhores mudas e plantando-as a uma distância padrão para que cresçam e produzam madeira. Seus troncos e copas serão muito parecidos. As mesmas cores, os mesmos odores e o mesmo formato. Assim não é difícil comparar salas de aula a verdadeiros bosques de eucaliptos. Os “melhores” alunos, alinhados, enfileirados, declamando conceitos e frases em coro! A mesma postura, as mesmas atitudes!

Assim profissionais e grandes “conhecedores” da educação estabelecem justificativas para atitudes e posturas que transformam seres humanos em objetos ou árvores. Crianças não são fabricadas ou plantadas. Precisam ser estimuladas e compreendidas por uma escola que as façam superar-se e surpreender-se. Sem moldes e formatos padronizados, precisamos de uma escola corajosa, capaz de aceitar suas imperfeições e lançar-se ao desafio de fazer diferente.

Fazer diferente significa fazer da escola e da educação um espaço de promoção dos seres humanos, estimulando a sensibilidade, o respeito e a solidariedade. Seres humanos que jamais possam ser comparados a cadeiras, camisetas ou eucaliptos. Educar crianças é, pois um ato de humanidade, uma aposta no futuro. Educar uma criança é garantir o direito de ter esperança!

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Quem sou eu

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Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.