Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Gestão Pública Escolar: questões éticas

A gestão pública apresenta princípios que a diferenciam da gestão privada, especialmente no que diz respeito à questões de ordem ética. do ponto de vista prático obedecem a princípios comuns como os da economicidade, racionalidade e legalidade. Há outros, entretanto que são peculiares a cada modelo. Em relação a gestão pública há princípios éticos que necessitam ser observados como publicidade, moralidade e eticidade.

Em relação a escola pública, estes princípios se tornam ainda mais visíveis e relevantes, pois para uma grande maioria da população, se constitui na única esperança concreta de viabilizar seu futuro. Administrar uma escola pública, neste contexto, significa também administrar esperanças e projetos que poderão transformar vidas.

Assim o cuidado com o patrimônio e com os recursos que financiam a escola pública requer uma série de convicções de gestão como a otimização destes recursos e a preocupação em reverter em resultados, cada centavo aplicado. Estes resultados se caracterizam pela qualidade de ensino e especialmente da aprendizagem. Estas preocupações não estão nitidamente manifestadas pela legislação vigente, mas se constituem em princípios éticos derivados do comprometimento de gestores em favor da qualidade do que ocorre no espaço escolar.

Os princípios a que nos referimos derivam também do comprometimento do gestor da escola pública com a comunidade em que se insere, percebendo as suas mazelas e demandas. Assim, o exercício da gestão da escola pública, é também um exercício de sensibilidade e solidariedade para com as fragilidades de cada comunidade. Por esta razão é importante que as esferas financiadoras das escolas públicas consolidem o processo de descentralização de recursos para que cada instituição possa atender a sua comunidade de forma democrática e cidadã.

Assim a gestão da escola pública não se resume apenas ao gerenciamento de recursos, servidores ou patrimônio, mas de expectativas. Envolvem-se diferentes segmentos que munidos de ideologias, concepções e opiniões convergentes e divergentes, apresentam-se em constantes conflitos que fazem da escola pública um espaço de aprendizagem prática. Mais do que discutir ética, democracia, cidadania e outros princípios, a gestão poderá e deverá expor de forma prática, as implicações cotidianas destes princípios.

A gestão da escola pública, portanto constitui-se num espaço coletivo de tomada de decisões partindo da preocupação em garantir a qualidade de seu trabalho. Promover o bem comum e a formação ética dos cidadãos requer gestores, educadores e famílias em constante diálogo, construindo propósitos coletivos, com transparência e comprometimento social. É, pois um desafio a ser assumido coletivamente para que a comunidade se perceba presente na gestão da escola pública.

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor, lendo ao tema “Gestão Pública Escolar: questões éticas”, tive uma dúvida as escolas públicas recebem verbas mensalmente? Elas tem algum repasse mensal do governo para fazer as devidas manutenções, melhorias, ou ela ficam somente a ver navios. Sem apoio do Governo, tendo que se auto sustentar com a arrecadação das APP’s?
Se o professor puder me responder ficaria agradecido, e gostaria de compartilhar com o senhor o que escutei estes tempos de uns pais falarem a respeito das escolas publicas, o comentário foi o seguinte, a escola nunca faz atividades complementares, fora de hora, o grau de ensino é fraco nas escolas publicas, é uma vergonha, só que ao escutar isso pensei para mim mesmo cada vez que a escola realiza uma atividade extra podemos ver poucas pessoas e sempre as mesmas envolvidas em realizá-las, e quando o ensino dentro de sala de aula começa a ficar com um pouco de mais de dificuldade, trabalhosos, escutamos os pais reclamarem também, mais daí quando os seus filhos estão em escolas particulares, onde muitas vezes se não na maioria das vezes a mensalidade é alta os pais não reclamam de trabalhos, estudos mais difíceis não se reclama por isso eu digo que quando se “paga” não se reclama em alguns casos, outros também, mais acho injusto, concordo que muitas vezes o professor, diretores, alunos estejam agindo de alguma foram errada, não podemos culpar a uma pessoa só é um processo onde varias partes erram. E as varias partes deveriam se acertar, espero em breve poder contribuir de alguma forma para termos uma educação de qualidade, onde os alunos possam gostar e se Interessar pelas minhas aulas, mesmo muitos dizendo para mim desistir de querer ser professor, pois nos dias de hoje não é uma profissão valida, como outras, prefiro tentar e conseguir de uma maneira termos um educação de qualidade.

Desculpa professor se sai um pouco fora do tema propriamente dito, e os vários erros de português, mas fiz na pressa este comentário.
Abraços e Bom final de Semana

Professor Josimar Tais disse...

A gestão pública escolar não se limita à parte financeira, pedagógica ou administrativa propriamente dita, mas estende-se às relações humanas, ao convívio social entre os alunos dentro da escola e fora dela com a participação dos pais e instituições. Propiciar um ambiente agradável para esse convívio, oferecer mecanismos para isso e ainda garantir uma educação de qualidade são ações fundamentais para que o educando sinta-se realmente na sua segunda casa, tenha gosto por ela e respeito para com os quais nela também convivem e que devem partir da boa gestão. Você enquanto gestor e, mais do que isso, educador, certamente possui esse perfil de bom profissional e fará um bom trabalho. Torço para que seus planos profissionais sejam concretizados e que sua gestão escolar seja marcada por grandes conquistas e avanços. Abraço a você e a Morgana.

Anônimo disse...

Professor Obrigado pelo convite, qual seria o melhor dia e horario para fazer a visita, me manda um email tiaguinho.r@brturbo.com.br para marcarmos o melhor dia.

Fico muito feliz em saber q o professor é diretor, e lhe desejo muita sorte, e sucesso neste desafio, e que o senhor possa realizar todos os seus projetos com exito.

Quem sou eu

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Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.