Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

sábado, 13 de dezembro de 2008

O CONTEXTO VIRTUAL E APLICABILIDADE EDUCACIONAL

Os ambientes virtuais são responsáveis pela circulação de informações entre um contingente cada vez maior de pessoas. O aumento de pessoas com computador em seus lares e políticas públicas de socialização das tecnologias educacionais tem feito com que um número cada vez maior de acessos.

As salas de informática com acesso a INTERNET, presentes num grande número de escolas (especialmente públicas) e a criação dos Telecentros em praticamente todos os municípios do país tem oportunizado um crescente processo de universalização do acesso à esta importante mídia.

Sites de pesquisa oportunizam pesquisas altamente seletivas onde qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que noutros tempos eram altamente restritos. Cabe ao educador e a educadora a responsabilidade de oferecer ao educando as condições mínimas para identificar os sites e informações que realmente merecem credibilidade. O gosto pelo mundo virtual é facilmente despertado entre crianças e adolescentes. Sites como o da Wikipédia ou Domínio Público são altamente adequados a pesquisas para estudantes.

Além deste há sites oficiais e instituições de ensino, de pesquisa e órgãos públicos em geral que oferecem informações de qualidade. Graças a estes recursos é possível inclusive participar de cursos de formação como o que estamos inseridos, oportunizando condições de participação por parte de um número cada vez mais significativo de pessoas. Neste sentido é louvável o esforço do MEC e das secretarias estaduais e municipais de educação no sentido de incluir digitalmente o maior número de pessoas.

Numa compreensão mais amplo do processo de inserção da informação na vida das pessoas BOFF (1994, p 16) lembra que “A base não é mais o trabalho, mas a comunicação e a informatização”. Mais do que aprender a trabalhar, a jovem contemporâneo necessita saber como acessar e o que fazer com o conhecimento. Sem isso, será apenas um ser humano capaz de cumprir ordens e determinações que eventualmente lhe são impostas, renunciando a sua própria identidade.

Não se está propondo portanto, uma escola que prepare o ser humano a elaboração de técnicas de domínio de determinados instrumentos que em seguida passam a dominá-lo. Neste sentido ENGUITA (1989, p. 16) lembra que a “a maquinaria estabelece um ritmo mecânico ao qual o trabalhador, como apêndice, tem que se subordinar, incorporando em seu mecanismo uma regulação do tempo e da intensidade que, sem ela, exigiria elevados custos de supervisão”. Ao contrário, o uso de ambientes virtuais no processo de formação de seres humanos é para fazer com que o ser humano domine instrumentos que lhe oportunizem mais tempo para dedicar-se a si, a sua família e as ocupações que sejam estritamente humanas.

Este é o desafio do educador neste contexto. Não é fazer com que a criança permaneça horas diante de um computador, mas que utilize este recurso para que possa ter mais tempo para ser criança. A INTERNET não poderá por sua vez substituir livros ou outros meios de transmissão de discussão de saberes. É preciso estimular este aspecto humano de construir-se e este é um caminho fundamental em favor da humanização. FREIRE (1999, p. 81) lembra que “não há diálogo, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer”. Sem o homem (homem e mulher) não há processo de humanização e nem teria pra que.

O estímulo a este tipo de pesquisa impõe um espírito crítico bastante aguçado em favor da compreensão daquilo que realmente é de valor. Novamente é necessário construir elementos éticos que possam agregar novas perspectivas ao processo educacional. No trabalho planejado para tratar da história da cidade de Rodeio, deseja-se estabelecer para os alunos, metas não apenas de acúmulo de informações, mas de discussões para compreender os motivos pelos quais fomos lançados a este contexto.

O propósito deste trabalho será o de humanizar a inserção das tecnologias na construção de pesquisas contextuais. Contextualizar fatos históricos, compreender fenômenos do presente e lançar-se em perspectivas futuras é possível pela pesquisa contextual, política e histórica. Para divulgar os resultados da pesquisa e facilitar a interação com outros pesquisadores o uso de meios virtuais como os BLOGs será fundamental para que mais pessoas possam compartilhar da referida pesquisa.

Desta forma os possíveis resultados da pesquisa serão amplamente divulgados e deixarão de ser apenas o cumprimento burocrático de um trabalho de final de curso para ser um documento que alimente discussões significativas em relação ao tema. Assim, pode-se dizer que os recursos de informática, os ambientes virtuais e as mídias em geral serão um importante aliado na motivação para que os estudantes se estimulem para a pesquisa. Criar este hábito é uma característica inovadora na educação básica e que pode ter nos recursos da mídia, importantes aliados.



BOFF, Leonardo. Nova era: a civilização planetária – desafios à sociedade e ao cristianismo. 2ª edição. São Paulo: Ática, 1994.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 26ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.