Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Por um educador...

O 15 de outubro celebra formalmente o dia do professor. Não é de se estranhar, que o magistério tenha um dia para homenagear seus profissionais. Uma formalidade! Algo que se assemelha a tantas outras datas em que alguns oportunistas nos dizem que somos esperança, força e que fazemos a diferença. Algumas famílias que renunciaram a sua condição e dever de contribuir na formação de crianças e adolescentes apostam no profissional da educação, como um vocacionado a assumir a paternidade e a maternidade de seus filhos.

Em hipótese alguma poderemos assumir a condição de segunda família de qualquer ser humano. Família é uma só. Se ela não existir, não há quem a substitua. Pai e mãe são únicos e insubstituíveis. Esta sim é uma vocação intransferível. Cumpre-nos neste sentido o dever de fortalecer valores e princípios, para que nossos alunos sejam capazes de lutar para construir suas próprias famílias.

Mas é preciso dizer que o exercício desta profissão traz grandes experiências de vida. Experiências únicas. Ver uma criança desenhar as primeiras letras, identificar e compreender as primeiras frases. Contextualizar saberes, refletir sobre os sabres que a humanidade acumulou e participar da construção de outros. Enfim, experiências que se vivenciam participando ativamente de novas descobertas. Ao educador não cabe apenas o papel de mediador, mas de autor de uma nova forma de dar esperança às futuras gerações.

Mas dar esperança não é o suficiente. É preciso fazer com que os cidadãos que formamos se sintam capazes lutar por ela. Como dizia Paulo Freire, é preciso “esperançar”, ou seja, construir esperanças e fazer o que for possível para que estas se tornem uma realidade e fomentem outras.

O contato com centenas, e até milhares de pessoas, faz de nós educadores pessoas que necessitam assumir compromissos permanentes. Um compromisso com valores éticos, humanos e solidários para formar seres humanos sensíveis e indignados com o mal, com o erro e com o injusto. Afinal não podemos esquecer que mercenários, corruptos, ditadores e facínoras passaram por educadores, escolas e estes apresentaram saberes sem lhe dar uma formação completa. Por outro lado a escola e os educadores podem e tem feito do saber, instrumento de libertação da miséria e da violência, reconstruindo vidas.

Assim, o simbólico dia do professor, poderá servir para importantes reflexões sobre a real importância do educador contemporâneo. Um momento em que a sociedade, através de suas lideranças e seus pensadores poderá nos oferecer novas esperanças. Esperanças de dignidade e respeito. Congratulações aos colegas educadores!

*Publicado na edição do Jornal do Médio Vale em 15.10.10

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.