Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Planejamento diário 3º Bimestre

3 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
04/08/08
O surgimento do Homo sapiens

Identificar a ação da evolução nas espécies.
07/08/08
Características do homem moderno
Perceber a ação evolutiva na espécie humana.
11/08/08
Elementos próprios de um região em termos ecológicos.
Relações entre os diferentes níveis de organização dos seres vivos.
14/08/08
Lamarkismo e Darwinismo como formas de identificação das diferentes teorias evolucionistas.
Perceber as diferentes formas de explicar a evolução dos seres vivos.
18/08/08
Atividade de avaliação reescrevendo o primeiro capítulo do gênesis.
Compreender as diferenças e semelhanças entre as teorias cientifica e criacionista em relação à origem da vida.
21/08/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior
25/08/08
A chegada do homem a América
Compreender os caminhos percorridos pelo homem para dominar a América.
28/08/08
Conceito de ecologia;
Definir ecologia e contextualizá-la.
01/09/08
Pesquisa sobre origem do homem nos diversos continentes.
Identificar os movimentos históricos que diferenciaram os diferentes grupos étnicos.
03/09/08
Elaboração de linha do tempo acerca da evolução do homem. Inicio das discussões sobre o tema.
Idem ao anterior.
06/09/08
Atividade cívica de 07.09.09
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar compensando as atividades do dia 07.09.
Atividade promovida pela escola.
10/09/08
Apresentação do trabalho sobre linha do tempo.
Organizar os fatos históricos referentes ao surgimento do homem nos diferentes continentes.
15/09/08
Fenômenos naturais e causados pela ação do homem no contexto natural.
Identificar o papel do ser humano no processo de transformação do contexto natural.
17/09/08
Analisar alguns fenômenos naturais ocorridos recentemente no contexto natural.
Idem ao anterior.
22/09/08
Teias e cadeias alimentares
Conhecer os níveis de dependência entre os seres vivos quanto a questão alimentar.
24/09/08
Produção e fluxo de energia;
Distribuição e aproveitamento de energia.
29/09/08
Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica)
Formas de organização dos seres vivos de um mesmo grupo de seres vivos.
01/10/08
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas)
Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo e outras formas de relação entre os seres vivos.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com


3 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
08/08/08


O surgimento do Homo sapiens
Características do homem moderno.
Apresentação do cartaz sobre eras e períodos da vida na terra.
Identificar a ação da evolução nas espécies;
Perceber a ação evolutiva na espécie humana



15/07/08
A chegada do homem a América
Compreender os caminhos percorridos pelo homem para dominar a América.
Conceito de ecologia;
Definir ecologia e contextualizá-la.
Conceituação de população, comunidade, ecossistema e biosfera.
Identificação dos diferentes níveis de organização dos seres vivos.




22/08/08
Lamarkismo e Darwinismo como formas de identificação das diferentes teorias evolucionistas.
Atividade de avaliação reescrevendo o primeiro capítulo do gênesis.
Leitura dos capítulos 16 e 17 do Apocalipse.
Perceber as diferentes formas de explicar a evolução dos seres vivos.
Compreender as diferenças e semelhanças entre as teoria cientifica e criacionista em relação à origem da vida.


04/09/08
Pesquisa sobre origem do homem nos diversos continentes.
Elaboração de linha do tempo acerca da evolução do homem.
Identificar os movimentos históricos que diferenciaram os diferentes grupos étnicos.
06/09/08
Atividade cívica de 07.09.09
Programado pela escola.
11/09/08
Apresentação do trabalho sobre linha do tempo.
Organizar os fatos históricos referentes ao surgimento do homem nos diferentes continentes.


18/09/08

Fenômenos naturais e causados pela ação do homem no contextos natural.
Identificar o papel do ser humano no processo de transformação do contexto natural.
Analisar alguns fenômenos naturais ocorridos recentemente no contexto natural.
Idem ao anterior.



25/09/08
Teias e cadeias alimentares
Conhecer os níveis de dependência entre os seres vivos quanto a questão alimentar.
Produção e fluxo de energia;
Distribuição e aproveitamento de energia.




02/10/08
Relações e intraespecíficas: colônias e sociedade (harmônicas) e competição (desarmônica)
Formas de organização dos seres vivos de um mesmo grupo de seres vivos.
Relações interespecíficas: protocooperação, inquilinismo, comensalismo e mutualismo (harmônicas) e amensalismo, herbivorismo, predatismo e parasitismo (desarmônicas)
Conceituar simbiose, comensalismo e parasitismo e outras formas de relação entre os seres vivos.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com






2 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)


04/08/08

Características gerais dos animais.

Caracterizar o reino Animmalia.
Identificar os principais grupos de animais.
06/08/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.
11/08/08
Organização do trabalho sobre animais, por grupo.
Definir os temas inerentes à apresentação dos trabalhos.
13/08/08
Apresentação dos trabalhos.
Diferenciar os grupos de trabalhos.
18/08/08
Continuação da apresentação dos trabalhos.
Idem ao anterior.


20/08/08






Características dos poríferos
Características dos Cnidários;
Características dos Platelmintos.
Doenças causadas por platelmintos.
Características dos Nematelmintos.
Doenças causadas por Nematelmintos.


Reconhecer as características básicas dos poríferos.
Reconhecer as características básicas dos cnidários.
Identificar as características básicas dos platelmintos e as doenças causadas por platelmintos.
Compreender as características básicas dos nematelmintos e as doenças causadas por nematelmintos.
25/08/08

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Previsto pelo MEC.

27/08/08
Organização da apresentação.
Idem ao anterior.
01/09/08

Ensaio geral de marcha.
Organização da escola.
03/09/08
Caracterização geral dos invertebrados.
Compreender as diferenças evolutivas que separam os diferente tipos de invertebrados.
06/09/08
Atividade cívica de 07.09.09
Programado pela escola.
08/09/08

Recesso escolar compensando o dia 06.09.08
Previsto pelo calendário escolar.
10/09/08
Caracterização dos anelídeos e sua aplicação a medicina e a agricultura.
Reconhecer os anelídeos como fundamentais para a vida humana.

15/09/08
Caracterização, diversidade e formas de moluscos.
Sua aplicação ao contexto humano.
Identificar os moluscos como grupo de transição entre os invertebrados aquáticos e de vida terrestre.

17/09/08
Diversidade de artrópodes e sua dominação sobre o planeta.
Identificar os artrópodes como o grupo mais diverso dos sers vivos.
22/09/08
Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Diferenciar os diferentes grupos de artrópodes.

24/09/08
Características e peculiaridades de equinodermos.
Perceber os equinodermos como grupo particular de seres vivos.


29/09/08


Utilidades econômicas e ecológicas dos invertebrados.
Compreender os invertebrados como grupo de seres vivos úteis ao homem e a natureza.
Os invertebrados mais numerosos
Perceber as semelhanças entre os diversos grupos invertebrados.


01/10/08
Características dos seguintes grupos: Protocordados; Urocordados; Cefalocordados;
Compreende os meios biológicos que levaram a transição para vertebrados.
O elo de ligação entre os invertebrados e os vertebrados;
Determinar o elo de ligação entre os vertebrados e os invertebrados
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

2 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
08/08/08


Características gerais dos animais.

Caracterizar o reino Animmalia.
Identificar os principais grupos de animais
15/08/08



Características dos invertebrados através de desenhos comparativo entre os diferentes tipos de invertebrados.
Reconhecer as características básicas dos invertebrados







22/08/08
Características dos poríferos, cnidários e Platelmintos.
Doenças causadas por platelmintos.
Características dos Nematelmintos.
Doenças causadas por Nematelmintos.
Caracterização dos anelídeos e sua aplicação a medicina e a agricultura.
Identificar as características básicas dos platelmintos e as doenças causadas por platelmintos.
Compreender as características básicas dos nematelmintos e as doenças causadas por nematelmintos.
Reconhecer os anelídeos como fundamentais para a vida humana.










28/08/08
Caracterização, diversidade e formas de moluscos.
Sua aplicação ao contexto humano.
Identificar os moluscos como grupo de transição entre os invertebrados aquáticos e de vida terrestre.
Diversidade de artrópodes e sua dominação sobre o planeta.
Identificar os artrópodes como o grupo mais diverso dos sers vivos.
Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Diferenciar os diferentes grupos de artrópodes.
Características e peculiaridades de equinodermos.
Perceber os equinodermos como grupo particular de seres vivos.
Utilidades econômicas e ecológicas dos invertebrados.
Compreender os invertebrados como grupo de seres vivos úteis ao homem e a natureza.
Os invertebrados mais numerosos
Perceber as semelhanças entre os diversos grupos invertebrados.
Características dos seguintes grupos: Protocordados; Urocordados; Cefalocordados;
Compreende os meios biológicos que levaram a transição para vertebrados.


04/09/08
Prova sobre invertebrados.
Organização de atividades sobre vertebrados.
Avaliar os conteúdos referentes a invertebrados.
Organizar atividade sobre vertebrados.
06/09/08
Atividade cívica de 07.09.09
Programado pela escola.
11/09/08
Continuação da atividade sobre vertebrados.
Idem ao dia 04.09.08.
18/09/08
Contar a história dos animais considerando as adaptações e mudanças adaptativas.
Compreender que os seres vivos (animais) são resultados das diferenças entre o mais variados tipos de animais.

25/09/08
Apresentação das conclusões dos grupos.
Idem ao anterior.

02/10/08
Analise anatômica comparada entre os diferentes tipos de animais.
Identificar os diferentes tipos de animais e suas adaptações vivas.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

1 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

04/08/08
Divisão celular (mitose e meiose); características do DNA e do RNA.
Compreender os mecanismos de reprodução celular e a participação do DNA e do RNA.

11/08/08
Mitose: características e definição.
Identificar as principais características da mitose.
Mitose: características e definição.
Conhecer as principais características da mitose.





18/08/08
Problemas de decorrentes das divisões celulares equivocadas.
Reconhecer os principais problemas decorrentes da má divisão celular.
Conceitos de mitose e meiose e origem das principais síndromes e problemas genéticos. Atividades na sala de informática.
Compreender os principais elementos presentes da mitose e meiose, além das causas de síndromes.
Esquemas de mitose e meiose.
Identificação das utilidades dos esquemas de mitose e meiose.
Reconhecer as diferenças básica entre mitose e meiose.
Compreender a necessidade de organizar a divisão celular em mitose e meiose.



25/08/08


Debate sobre os temas relacionados a aborto, controle populacional e uso de contraceptivos.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Discutir os diferentes tipos anticoncepcionais e questões relacionadas ao aborto.
Previsto pelo MEC.

01/09/08
Elaboração de história da vida intra-uterina.
Discussão do tema.
Compreender as etapas do desenvolvimento embrionário.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.



15/09/08
Tecidos vivos.
Compreender as semelhanças entre os diferentes tipos de tecidos e suas diferenças.
Trabalho sobre tecidos: muscular (liso, cardíaco, estriado), epitelial (revestimento e glandular), nervoso, conjuntivo.
Elaborar quadro resumo com desenho e características básicas de cada tecido.


22/09/08
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.
Apresentação do trabalho.
Apresentar os resultados da pesquisa e discussão das características gerais de cada tecido.
29/09/09
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

1 série 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

04/08/08
Divisão celular (mitose e meiose); características do DNA e do RNA.
Compreender os mecanismos de reprodução celular e a participação do DNA e do RNA.
06/08/08
Mitose: características e definição.
Identificar as principais características da mitose.
11/08/08
Meiose: características e definição.
Conhecer as principais características da mitose.
13/08/08
Problemas de decorrentes das divisões celulares equivocadas.
Reconhecer os principais problemas decorrentes da má divisão celular.

18/11/08
Conceitos de mitose e meiose e origem das principais síndromes e problemas genéticos.
Compreender os principais elementos presentes da mitose e meiose, além das causas de síndromes.


20/08/08
Esquemas de mitose e meiose.
Identificação das utilidades dos esquemas de mitose e meiose.
Reconhecer as diferenças básica entre mitose e meiose.
Compreender a necessidade de organizar a divisão celular em mitose e meiose.
25/08/08

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Previsto pelo MEC.


27/08/08

Tecidos vivos.
Compreender as semelhanças entre os diferentes tipos de tecidos e suas diferenças.
01/09/08
Elaboração de história da vida intra-uterina.
Compreender as etapas do desenvolvimento embrionário.
03/09/08
Apresentação do trabalho.
Idem ao anterior.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.

10/09/08

15/09/08
Trabalho sobre tecidos: muscular (liso, cardíaco, estriado), epitelial (revestimento e glandular), nervoso, conjuntivo.
Elaborar quadro resumo com desenho e características básicas de cada tecido.
17/09/08
Continuação do trabalho.
Idem ao anterior.

22/09/08
Apresentação do trabalho.
Apresentar os resultados da pesquisa e discussão das características gerais de cada tecido.
24/09/08
Sistema digestório.
Compreender a semelhança entre os diferentes tipos de sistema digestório dos animais.
29/09/08
Elaboração de mapa de funcionamento de diferentes mapas de sistema digestório.
Idem ao anterior.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com


8 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
08/08/08
Leitura e estudo de textos sobre conteúdos de química.
Contextualizar os conceitos de química.
09/08/08


Apresentação dos trabalhos.


Definir os conceitos trabalhados e a relação da química com o cotidiano do aluno.
15/08/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.

16/08/08
Estudo da física – histórico

Enunciar o estudo da física – histórico

22/08/08
Implicações da física no cotidiano das pessoas
Compreender as implicações da física no cotidiano das pessoas

23/08/08

Conceitos básicos da cinemática

Identificar os conceitos básicos da cinemática.
29/08/08
Atividade escrita sobre movimentos.
Compreender a relação entre espaço, tempo e velocidade.
30/08/08
Atividade prática sobre movimentos utilizando atividades e brincadeiras conhecidas.
Idem ao anterior.
04/09/08
Continuação da atividade anterior.
Idem ao anterior.
05/09/08
Execução de cálculos com base nas brincadeiras desenvolvidas anteriormente.
Idem ao anterior.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
11/09/08

O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos e aplicações do conceito de aceleração.
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos

12/09/08
As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica

18/09/08
A aceleração como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
19/09/08
Sistemas de força.
Compreender que há sempre um sistema de forças agindo sobre um corpo.
25/09/08
Calculo da resultante de um sistema de forças.
Utilizar o teorema de pitágoras para determinar a resultante de um sistema de forças.
26/09/08
Atividades avaliativas sobre sistema de forças.
Avaliar os conteúdos sobre sistemas de forças.
02/10/08
03/10/08
Leis de Newton como teorização dos conceitos de força e movimento
Identificar as leis de Newton como teorização dos conceitos de força e movimento
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

8 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
04/08/08
Leitura e estudo de textos sobre conteúdos de química.
Contextualizar os conceitos de química.
07/08/08


Apresentação dos trabalhos.


Definir os conceitos trabalhados e a relação da química com o cotidiano do aluno.
11/08/08
Estudo da física – histórico

Enunciar o estudo da física – histórico.
14/08/08
Implicações da física no cotidiano das pessoas
Compreender as implicações da física no cotidiano das pessoas

18/08/08
Conceitos básicos da cinemática.
Aplicação da fórmula da velocidade.

Identificar os conceitos básicos da cinemática.
Compreender a velocidade como relação entre tempo e espaço.

20/08/08

O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos

25/08/08
As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica

28/08/08

A velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos.
Atividade escrita sobre movimentos.
Compreender a relação entre espaço, tempo e velocidade.
01/09/08
Ensaio de marcha.
Programado pela escola.
03/09/08
Atividade prática sobre movimentos utilizando atividades e brincadeiras conhecidas.
Idem ao anterior.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.
10/09/08
Execução de cálculos com base nas brincadeiras desenvolvidas anteriormente.
Idem ao anterior.
15/09/08

O movimento como forma de aplicação de conceitos físicos e aplicações do conceito de aceleração.
Compreender o movimento como forma de aplicação de conceitos físicos

17/09/08
As modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica
Reconhecer as modalidades de movimento e suas implicações na vida econômica

22/09/08
A aceleração como elemento básico da utilização dos movimentos
Caracterizar a velocidade como elemento básico da utilização dos movimentos
24/09/08
Sistemas de força.
Compreender que há sempre um sistema de forças agindo sobre um corpo.
29/09/08
Calculo da resultante de um sistema de forças.
Utilizar o teorema de pitágoras para determinar a resultante de um sistema de forças.
01/09/08
Atividades avaliativas sobre sistema de forças.
Avaliar os conteúdos sobre sistemas de forças.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

7 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

06/08/08
Reprodução como fator de perpetuação da espécie e implicações psicológicas e sociais.
Perceber a reprodução como fator de perpetuação da espécie.
Reconhecer os principais aspectos psicológicos e sociais da sexualidade.
08/08/07
Mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo.
Identificar mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo.
13/08/08
O sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento.
Compreender sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento.
15/08/08
Fecundação e desenvolvimento embrionário
Identificar a fecundação e desenvolvimento embrionário.
20/08/08
Desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar
Caracterizar o desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar.
22/08/08
Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais
Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais.

Doenças sexualmente transmissíveis
Identificar doenças sexualmente transmissíveis.
23/08/08
Preparação para o desfile do dia 06 de setembro.
Organizar atividades para o desfile.
29/08/08
Métodos contraceptivos
Reconhecer métodos contraceptivos.
30/08/08

Síndromes associadas à problemas correlatos à fecundação.
Identificar síndromes associadas à problemas correlatos à fecundação.
03/09/08

História de vida intra-uterina.

Compreender o desenvolvimento embrionário ao longo da gestação.
05/09/08
Elaboração de cartaz contando a história de vida de um feto.
Idem ao anterior.

06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.

10/09/08
Locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.
Reconhecer os meios de locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.
12/09/08
Sistema muscular e seu papel na locomoção.
Identificar o sistema muscular e seu papel na locomoção.


17/09/08
Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.
Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.

19/09/08
O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
Descrever o sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
24/09/08
Funções do cérebro, cerebelo e bulbo.
Conhecer as funções do cérebro, cerebelo e bulbo.
26/09/08
Medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.
Caracterizar a medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.

01/10/08
O sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos.
Compreender o sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos

03/10/08
Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano
Identificar a ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

7 série 02 e 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

04/08/08


Reprodução como fator de perpetuação da espécie e implicações psicológicas e sociais.
Perceber a reprodução como fator de perpetuação da espécie.
Reconhecer os principais aspectos psicológicos e sociais da sexualidade.
08/08/07
Mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo.
Identificar mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo.
11/08/08
O sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento.
Compreender sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento.
15/08/08


Fecundação e desenvolvimento embrionário.
Ocorrência de síndromes, imagens e características.
Trabalho na sala de informática.
Identificar a fecundação e desenvolvimento embrionário.
Perceber as características básicas das principais síndromes humanas.
18/08/08

Desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar
Caracterizar o desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar.
22/08/08
Resolução de atividades do livro para elaboração do texto.
Elaborar um texto resumindo questões sobre reprodução.
25/08/08

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Previsto pelo MEC.

29/08/08
Continuação da atividade anterior.
Idem ao anterior.

29/08/08

Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais
Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais.
01/09/08

História de vida intra-uterina.

Compreender o desenvolvimento embrionário ao longo da gestação.
04/09/08
Elaboração de cartaz contando a história de vida de um feto.
Idem ao anterior.

06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.

11/09/08
Locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.
Reconhecer os meios de locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.

15/09/08
Sistema muscular e seu papel na locomoção.
Identificar o sistema muscular e seu papel na locomoção.


18/09/08
Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.
Compreender as características do órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.

22/09/08
O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
Descrever o sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
25/09/08
Funções do cérebro, cerebelo e bulbo.
Conhecer as funções do cérebro, cerebelo e bulbo.

29/09/08
Medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.
Caracterizar a medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.

02/10/08
O sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos.
Compreender o sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 01
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)

06/08/08

07/08/08
Grupo dos Vertebrados: características, semelhanças e diferenças
Diferenciar o grupo dos vertebrados: características, semelhanças e diferenças.
Características básicas dos peixes:
Caracterizar o grupo dos peixes.




08/08/08
Condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Identificar condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Conhecer osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.


13/08/08
Características básicas dos Anfíbios.
Caracterizar anfíbios.
Anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Identificar anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos




14/08/08
Ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Compreender ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Perceber urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
15/08/08
Avaliação sobre peixes e anfíbios.
Analisar o nível de compreensão dos conteúdos.

20/08/08
Características gerais dos Répteis.
Caracterizar répteis.
21/08/08
Crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
Identificar crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
22/08/08
Quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
Reconhecer quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
27/08/08
Elaboração de texto referente aos peixes, anfíbios e répteis.
Identificar os principais elementos referentes aos três primeiros grupos de vertebrados.
28 e 29/08/08
Ofídios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
Diferenciar ofídios quanto a estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
03/09/08
Caracterização geral das aves.
Identificar as aves como grupo especial de vertebrados.
04/09/08
Atividades de revisão.
Verificar a compreensão dos conteúdos tratados.
05/09/08
Prova sobre anfíbios, peixes, répteis e aves.
Avaliar os conteúdos supra citados.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.
10/09/08
Os mamíferos
Compreender as características gerais dos mamíferos.
11/09/08
Diversidade de mamíferos.
Perceber sobre os diversos tipos de mamíferos.
12/09/08
Elaboração de texto referente aos mamíferos.
Identificar os mamíferos como grupo em evolução.
17/09/08
Prova sobre mamíferos
Avaliar os conteúdos referentes a mamíferos.
18/09/08
Os sistemas comuns a todos os seres vivos.
Compreender as semelhanças entre os seres vivos.
19/09/08
Sistemas digestórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de digestão dos seres vivos.
24/09/08
Elaborar cartaz sobre os diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
25/09/08
Apresentação do cartaz.
Idem ao anterior.
26/09/08
Sistemas respiratórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de respiração dos seres vivos.
01/10/08
Elaborar desenho sobre os diferentes tipos de respiração.
Idem ao anterior.
02/10/08
Elaboração de texto explicativo sobre respiração.
Idem ao anterior.
03/10/08
Relação entre digestão e respiração.
Perceber que há diferentes relações entre digestão e respiração.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 04
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)


06/08/08
Grupo dos Vertebrados: características, semelhanças e diferenças
Diferenciar o grupo dos vertebrados: características, semelhanças e diferenças.
Características básicas dos peixes:
Caracterizar o grupo dos peixes.





07/08/08
Condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Identificar condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Conhecer osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.


08/08/08
Características básicas dos Anfíbios.
Caracterizar anfíbios.
Anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Identificar anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos



13/08/08
Ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Compreender ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Perceber urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
15/08/08
Avaliação sobre peixes e anfíbios.
Analisar o nível de compreensão dos conteúdos.
20/08/08
Características gerais dos Répteis.
Caracterizar répteis.
22/08/08
Crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
Identificar crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
27/08/08
Elaboração de texto referente aos peixes, anfíbios e répteis.
Identificar os principais elementos referentes aos três primeiros grupos de vertebrados.




29 e 30/08/08
Quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
Ofídios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
Reconhecer quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
Diferenciar ofídios quanto a estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
03/09/08
Caracterização geral das aves.
Identificar as aves como grupo especial de vertebrados.
04/09/08
Atividades de revisão.
Verificar a compreensão dos conteúdos tratados.
05/09/08
Prova sobre anfíbios, peixes, répteis e aves.
Avaliar os conteúdos supra citados.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
10/09/08
Os mamíferos
Compreender as características gerais dos mamíferos.
11/09/08
Diversidade de mamíferos.
Perceber sobre os diversos tipos de mamíferos.
12/09/08
Elaboração de texto referente aos mamíferos.
Identificar os mamíferos como grupo em evolução.
17/09/08
Prova sobre mamíferos
Avaliar os conteúdos referentes a mamíferos.
18/09/08
Os sistemas comuns a todos os seres vivos.
Compreender as semelhanças entre os seres vivos.
19/09/08
Sistemas digestórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de digestão dos seres vivos.
24, 25 2 26/09/08
Elaborar cartaz sobre os diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
01/09/08
Apresentação do cartaz.
Idem ao anterior.
02/09/08
Sistemas respiratórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de respiração dos seres vivos.
03/10/08
Elaborar desenho sobre os diferentes tipos de respiração.
Idem ao anterior.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 02
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)


04/08/08
Grupo dos Vertebrados: características, semelhanças e diferenças
Diferenciar o grupo dos vertebrados: características, semelhanças e diferenças.
Características básicas dos peixes:
Caracterizar o grupo dos peixes.





06/08/08
Condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Identificar condrictes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos
Conhecer osteíctes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.


07/08/08
Características básicas dos Anfíbios.
Caracterizar anfíbios.
Anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Identificar anuros: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos


11/08/08
Ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Compreender ápodes: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.

13/08/08
Urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
Perceber urodélos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos.
14/08/08
Avaliação sobre peixes e anfíbios.
Analisar o nível de compreensão dos conteúdos.
18/08/08
Características gerais dos Répteis.
Caracterizar répteis.
20/08/08
Crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
Identificar crocodilianos: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, ações predadoras.
21/08/08
Quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
Reconhecer quelônios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, motivos de sua extinção.
25/08/08
Elaboração de texto referente aos peixes, anfíbios e répteis.
Identificar os principais elementos referentes aos três primeiros grupos de vertebrados.
27 e 28/08/08
Ofídios: estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
Diferenciar ofídios quanto a estruturas, características peculiares, habitats, hábitos e ralação com outros seres vivos, animais peçonhentos e produção de soros antiofídicos.
01/09/08
Caracterização geral das aves.
Identificar as aves como grupo especial de vertebrados.
03/09/08
Atividades de revisão.
Verificar a compreensão dos conteúdos tratados.
04/09/08
Prova sobre anfíbios, peixes, répteis e aves.
Avaliar os conteúdos supra citados.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
10/09/08
Os mamíferos
Compreender as características gerais dos mamíferos.
11/09/08
Diversidade de mamíferos.
Perceber sobre os diversos tipos de mamíferos.
15/09/08
Elaboração de texto referente aos mamíferos.
Identificar os mamíferos como grupo em evolução.
17/09/08
Prova sobre mamíferos
Avaliar os conteúdos referentes a mamíferos.
18/09/08
Os sistemas comuns a todos os seres vivos.
Compreender as semelhanças entre os seres vivos.
22/09/08
Sistemas digestórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de digestão dos seres vivos.
24/09/08
Elaborar cartaz sobre os diferentes tipos de digestão.
Idem ao anterior.
25/09/08
Apresentação do cartaz.
Idem ao anterior.
29/09/08
Sistemas respiratórios.
Identificar as diferenças e semelhança entre os diferentes tipos de respiração dos seres vivos.
01/10/08
Elaborar desenho sobre os diferentes tipos de respiração.
Idem ao anterior.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

6 série 03
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/
CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
04/08/08
06/08/08
Números racionais: adição, subtração.
Expressões numéricas evolvendo estes dois modelos de cálculos.
Perceber a forma de resolução de cálculos envolvendo adição e subtração.
11/08/08
Atividades de avaliação.
Compreender a profundidade do conteúdo explorado e sua aplicabilidade ao cotidiano.
13/08/08
Atividades de avaliação.
Compreender a profundidade do conteúdo explorado e sua aplicabilidade ao cotidiano.
18/08/08
Números inteiros: multiplicação e divisão.
Perceber a forma de resolução de cálculos envolvendo multiplicação e divisão.
20/08/08
Expressões inteiros envolvendo estes cálculos.
Aplicar estas novas formas de cálculo relacionando-as com outras já tratadas.
25/08/08


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Atividades de avaliação.

Previsto pelo MEC.
Compreender a profundidade do conteúdo explorado e sua aplicabilidade ao cotidiano.

27/08/08
Números inteiros: potenciação e radiciação.
Perceber a forma de resolução de cálculos envolvendo adição e subtração.
01/09/08
Avaliação sobre números inteiros, fracionários em expressões numéricas diversas.
Ensaio geral de marcha.
Avaliar os conteúdos relatados anteriormente.
03/09/08
Potenciação de números inteiros e fracionários.
Compreender a dinâmica da potenciação.
06/09/08
Desfile cívico de 07.09.08
Programado pela escola.
08/09/08
Recesso escolar devido ao desfile do 07.09.08
Programado pela escola.
10/09/08
As características da potenciação dos números decimais
Identificas as particularidades que diferenciam os números decimais das demais classes.

15/09/08
As relações entre números decimais e frações.
Perceber a relação estabelecida entre frações e números decimais.

17/09/08
As principais operações com números decimais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação.
Compreender a forma de aplicação dos diferentes tipos de cálculo numa única expressão.
22/09/08
Expressões numéricas com números decimais.
Aplicar os números decimais a diferentes formas de cálculo.

24/09/08
Os números decimais em problemas.
Perceber a possível aplicação de números decimais em situações concretas.
29/09/08
Atividade de revisão sobre números em potenciação.
Avaliar os conteúdos explorados sobre números e potenciação.
01/10/08
Avaliação sobre potenciação.
Idem ao anterior.
Este material está disponível no site: www.profniltonbrunotomelin.blogspot.com

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.