Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-planetária

1. Caracterização do Curso

1.1. Período de Realização
Início: 02/2009
Duração: ano letivo de 2009



1.2. Resumo

O tema Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-planetária deseja oferecer oportunidades à comunidade, condições teóricas e metodológicas no sentido de elaborar e executar projetos de cunho ecológico aplicáveis ao cotidiano do educando e de sua família. Partindo de sua realidade pessoal, profissional e social serão produzidos e executadas ações que possam reduzir o impacto ambiental produzido pela sua existência e de sua família. Para tanto serão definidos e aplicados os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento econômico, sob as diferentes concepções: social, política, humana e ética. Após conhecer estes conceitos o educando é conduzido a buscar junto a sua realidade, a elaborar um projeto baseado em alguma situação-problema de seu cotidiano e executá-lo.


1.3. Objetivos

- Identificação de situação-problema no contexto vivido pelo educando;
- Organização de projeto ambiental considerando aspectos operacionais e legais;
- Identificar a relação entre concepções ecológicas e de gestão empresarial;
- Perceber a relação constante entre gestão de fontes e recursos naturais e sustentabilidade;
- Compreender os limites do processo de utilização de fontes e recursos naturais e a sobrevivência planetária;
- Construir coletivamente possíveis caminhos para soluções eficientes, eficazes e efetivas no sentido de garantir a sobrivência da empresa ou organização e do planeta;
- Aplicar projetos ambientais que solucionem total ou parcialmente determinada situação-problema.
- Vislumbrar a sustentabilidade como compromisso econômico, social, político, humano e ético.

3.3 Justificativa
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O debate atual sobre desenvolvimento transcende os limites dos conceitos restritos a questões ligadas a produção e consumo de bens e serviços. Fruto desta transcendência temos discussões ligadas a sustentabilidade, reaproveitamento de materiais, utilização de materiais e energias alternativos e qualidade de vida. Partindo deste debate parte-se para a elaboração de projetos objetivos, aplicáveis e de boa resolutividade. Entretanto, o mais importante é a aplicação efetiva do projeto e análise dos resultados alcançados. Assim o curso de extensão Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-planetária pretende elaborar, executar e avaliar projetos que oportunizem aliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico junto a realidade de cada educando considerando aspectos sociais, econômicos, legais e éticos.

3.4 Conteúdo:
- Etapas de elaboração do projeto ambiental.
- Construção teórica da situação-problema apresentada pelo curista.
- Potencialização de estratégias de uso de recursos e fontes de matéria-prima e energia.
- Planejamento de ações sustentáveis em no cotidiano pessoal e profissional do cursista.
- Execução de projeto ambiental em empresas ou organizações.
- Avaliação de resultados obtidos pela aplicação do projeto elaborado pelo cursista.


3.5 Avaliação

O educando será avaliado da seguinte forma:
- elaboração de projeto ambiental.
- aplicabilidade e resolutividade do projeto apresentado.
- resultados alcançados a partir da aplicação efetiva do projeto de trabalho.

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Quem sou eu

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Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.