1. Caracterização do Curso
1.1. Período de Realização
Início: 02/2009
Duração: ano letivo de 2009
1.2. Resumo
O tema Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-planetária deseja oferecer oportunidades à comunidade, condições teóricas e metodológicas no sentido de elaborar e executar projetos de cunho ecológico aplicáveis ao cotidiano do educando e de sua família. Partindo de sua realidade pessoal, profissional e social serão produzidos e executadas ações que possam reduzir o impacto ambiental produzido pela sua existência e de sua família. Para tanto serão definidos e aplicados os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento econômico, sob as diferentes concepções: social, política, humana e ética. Após conhecer estes conceitos o educando é conduzido a buscar junto a sua realidade, a elaborar um projeto baseado em alguma situação-problema de seu cotidiano e executá-lo.
1.3. Objetivos
- Identificação de situação-problema no contexto vivido pelo educando;
- Organização de projeto ambiental considerando aspectos operacionais e legais;
- Identificar a relação entre concepções ecológicas e de gestão empresarial;
- Perceber a relação constante entre gestão de fontes e recursos naturais e sustentabilidade;
- Compreender os limites do processo de utilização de fontes e recursos naturais e a sobrevivência planetária;
- Construir coletivamente possíveis caminhos para soluções eficientes, eficazes e efetivas no sentido de garantir a sobrivência da empresa ou organização e do planeta;
- Aplicar projetos ambientais que solucionem total ou parcialmente determinada situação-problema.
- Vislumbrar a sustentabilidade como compromisso econômico, social, político, humano e ético.
3.3 Justificativa
.
O debate atual sobre desenvolvimento transcende os limites dos conceitos restritos a questões ligadas a produção e consumo de bens e serviços. Fruto desta transcendência temos discussões ligadas a sustentabilidade, reaproveitamento de materiais, utilização de materiais e energias alternativos e qualidade de vida. Partindo deste debate parte-se para a elaboração de projetos objetivos, aplicáveis e de boa resolutividade. Entretanto, o mais importante é a aplicação efetiva do projeto e análise dos resultados alcançados. Assim o curso de extensão Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-planetária pretende elaborar, executar e avaliar projetos que oportunizem aliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico junto a realidade de cada educando considerando aspectos sociais, econômicos, legais e éticos.
3.4 Conteúdo:
- Etapas de elaboração do projeto ambiental.
- Construção teórica da situação-problema apresentada pelo curista.
- Potencialização de estratégias de uso de recursos e fontes de matéria-prima e energia.
- Planejamento de ações sustentáveis em no cotidiano pessoal e profissional do cursista.
- Execução de projeto ambiental em empresas ou organizações.
- Avaliação de resultados obtidos pela aplicação do projeto elaborado pelo cursista.
3.5 Avaliação
O educando será avaliado da seguinte forma:
- elaboração de projeto ambiental.
- aplicabilidade e resolutividade do projeto apresentado.
- resultados alcançados a partir da aplicação efetiva do projeto de trabalho.
A consciência do mundo, que viabiliza a consciência de mim, inviabiliza a imutabilidade do mundo. "Paulo Freire"
Que bom que você está aqui!
É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!
Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!
Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!
Fraterno abraço!
Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!
Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!
Fraterno abraço!
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
- Nilton Bruno Tomelin
- Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
- Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.
Os endereços de minhas "viagens" mais frequêntes
- Anonymus Gourmet
- Associação Brasileira das Mantenedoras do ES
- Atena Cursos
- Benedito Novo
- Biblioteca Casa Fernando Pessoa
- Biblioteca virtual mundial
- Blog BioVirtual
- CNPQ
- Comitê do Itajaí
- Congresso UNIFEBE
- Culinária Edu Guedes
- Culinária Mais Você
- Culinária Receita Minuto
- Curso Proinfo
- Câmara dos Deputados
- Diário Catarinense
- Domínio Público
- Doutor Pedrinho
- E-PROINFO
- EaD IFSC
- Ead UAB Blumenau
- EaD UAB Indaial
- EaD UFSC
- EEB Frei Lucínio Korte
- Esc. de Admin. Fazendária
- Escola do Legislativo
- Estadão
- FAPI
- Folha de São Paulo
- Formação na Escola FNDE
- Fotolog Prof Nilton
- Fritz Muller
- FUG
- FURB
- Gov Santa Catarina
- Ins Paulo Freire
- Instituto Da Vinci
- Irmãos Frainer
- Jornal de SC
- João Matos
- Leonardo Boff
- Museu Virtual de História da Educação
- Nilton
- O Globo
- OEI Educação
- Plataforma Freire
- PMDB de Doutor Pedrinho
- Portal do Gestor Público Estadual
- Portal do Servidor
- Professor Josimar
- Proinfo Blumenau
- Revista FACED UFBA
- Revista Gestão Universitária
- Rodeio Virtual
- Rádio FLK
- Sandra Tomelin
- Scielo
- SED SC
- Senado Federal
- Slideshare
- Tiago Krieser
- Transparência
- UFPR
- UFSC
- UNIFEBE
- UNIVALI
- Veja
- Veritas
Historicidade de meus passos
-
▼
2009
(23)
-
▼
fevereiro
(8)
- Eu não aguento mais...
- CONTROLAR PARA EDUCAR? O poder como forma de const...
- Os (des)caminhos sociais e ambientais contemporâne...
- O uso solidário das tecnologias no espaço escolar
- Imutabilidade
- Elaboração de projetos de sustentabilidade eco-pla...
- Plano de Curso de Biologia 2009
- Plano de Curso de Ciências 2009
-
▼
fevereiro
(8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário