Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um novo tempo!

Chega-se ao final da primeira década do século XXI e do terceiro Milênio com a consciência e a certeza de que é preciso fazer uma nova história. Se o século XX foi marcado pela violência, depredação ambiental e pelo distanciamento entre pobres e ricos, no século XXI há uma busca pela paz, pela preservação ambiental e pela redistribuição das riquezas. Se o século XX foi marcado pela constante inovação tecnológica, pelo surgimento das grandes redes de informação o século XXI, em sua primeira década, vê a ecologia e a espiritualidade dominarem não apenas a literatura, mas também o cotidiano das pessoas. Pode-se dizer que estamos num novo tempo.

Obviamente estamos ainda vivendo uma fase embrionária desta profunda transformação, mas é assim que se começa. Novos valores e novas perspectivas surgem diante da constatação da inviabilidade do modelo construído ao longo do tempo, especialmente no século XX. A humanidade se percebeu ameaçada, e notou que a ameaça vem dela própria. A dominação, o controle e o apoderamento cedem lugar ao cuidado e a compaixão. Não o cuidado e a compaixão do mais forte para o mais fraco, mas de todos os seres humanos, uns para com os outros.

Um cuidado que leva em consideração a necessidade de que todos sejam tratados com igualdade. Um cuidado planetário, através do qual seja garantida vida digna a tudo o que habita o planeta. Percebeu-se finalmente que o capital e o poder perdem totalmente a sua importância se não houver garantias básicas à vida. Assim a ecologia não é apenas uma ciência que trata de questões ligadas ao meio ambiente, mas a vida, a dignidade e a possibilidade de futuro para o planeta. É preciso por isso além de cuidar de nossas florestas e rios, é preciso atenção especial à saúde, saneamento básico, segurança, etc.

Outra tendência é a retomada da condição espiritual, que caracteriza o ser humano, como sujeito de transcendência. O ser humano não se vê apenas como um corpo, mas como um ser privilegiado, que dispõe de um espaço único no planeta. Descobriu, depois de séculos, que sua vida e a do planeta estão ameaçados por ele mesmo. Essa nova condição, exige um novo homem e uma nova mulher! Não há como imaginar um novo tempo, repetindo erros e insistindo nas mesmas atitudes.

Neste sentido em 2011 é preciso avançar! Poluir menos, cuidar melhor do lixo, caminhar mais, alimentar-se melhor, disseminar e viver a paz, conviver mais e melhor! Não basta desejar as melhores coisas para o ano que virá, mas comprometer-se efetivamente em promovê-las. Do contrário, ao final de 2011 estaremos desejando as mesmas coisas para 2012. Enquanto desejarmos aos outros e não construirmos para nós e com os outros, tudo não passará de mera formalidade.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.