Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Educar: para que?

Os sucessivos encontros de educadores, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, têm sido um espaço rico de lamentações e de poucas soluções! Fala-se de tudo, de todos, de nada e de ninguém. Enfim, perde-se a oportunidade de refletir a estruturar encaminhamentos que possam efetivamente traduzirem-se em soluções efetivas.
Dificilmente se vê um grupo de médicos lamentando que seus pacientes estão sempre doentes; advogados enfurecidos com seus clientes pois estes lhe trazem problemas. Parece que estamos esperando por pessoas ávidas por saberes, já com uma excelente carga de conhecimentos, que gostem do que gostamos, que leiam o que lemos, assistam o que assistimos.
Eis que surge uma dúvida que me parece pertinente diante do quadro descrito: educar para que? Para modelar, en/informar, trans/formar, emancipar? Muitos nos preocupamos em determinar uma identidade para a instituição em que trabalhamos, sem mesmo sabermos e conhecermos a identidade do que fazemos e ou de quem realmente somos.
Responder a esta pergunta é um desafio que merece a atenção de todos. Esta definição me parece vital, se ainda sonhamos com um espaço educativo, atento aos seres humanos que esperam um sentido para a sua existência. Enquanto alguns de nós se portam como detetives, numa busca incansável por culpados de mazelas de nosso cotidiano, sem demandar a mesma energia para a solução destas, seremos apenas auleiros, cumpridores de ordens e incapazes de fazer outra coisa. Como dizia Paulo Freire, o opressor se condiciona de tal forma que não sabe o que fazer sem ter quem o oprima.
A resposta a pergunta inicial, não parece nada óbvia, tampouco única. Somos uma geração de educadores que nos demos conta de que é preciso perguntar isso. Houve épocas em que esta tipo de pergunta não se fazia.

Um comentário:

BLOG PROFESSORA PATRICIA disse...

Olá colega!

Achei bastante interessante a parte de seu blog onde tem links. Já dei uma olhadinha e são sites bem legais.

Um abraço
Paty

Quem sou eu

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Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.