Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

sábado, 28 de junho de 2008

Ferramentas de comunicação

MSN
O MSN Web Messenger[1] “permite conversar on-line e em tempo real com amigos e familiares usando apenas um navegador da Web!” É uma forma de comunicação que permite a resolução de problemas e garante troca de informações em tempo real.
CORREIO ELETRÔNICO
O correio eletrônico[2] ( e-mail ) “é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos”. Enviar dados via correio eletrônico é relativamente simples. Basta ter acesso a rede, ter um programa de correio eletrônico disponível no PC e saber o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar. A vantagem é que não há necessidade de remetente e destinatário estarem simultaneamente na rede.
FÓRUM
É uma forma de interlocução entre membros de certa comunidade com a finalidade discutir um tema, trocar informações, opiniões, críticas. Pode ser definido como “Espaço onde varias pessoas podem deixar mensagens sobre determinados assuntos[3]”.
CHAT
É a ferrameta[4] “que inclui programas de conversação em webchat ou mensageiro instantâneo”. Assim, é possivel estabelecer diálogo com diferentes pessoas organizadas em diferentes comunidades.
WIKIPÉDIA
“É uma enciclopédia[5] multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL). Criada em 15 de Janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere")”. É preciso dizer que esta não é única fonte de acesso on-line, mas certamente uma das mais comuns pela multiplicidade de temas e condições idiomáticas de acessibilidade
BLOGGER
O Blogger[6] “é a ferramenta que você precisa para publicar seus pensamentos na web instantaneamente, sempre que sentir vontade”. O que garante que haja acesso ao referido endereço do blog é a divulgação e inserção de temas que despertem interesse ao público. Há quem queira elaborar e construir um blog para guardar informações de interesse pessoal e que eventualmente possam ser compartilhadas.
[1] http://webmessenger.msn.com/?mkt=pt-br
[2] http://www.genamaz.org.br/sobrecorreio.htm
[3] http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&lr=&as_qdr=all&defl=pt&q=define:Forum&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title
[4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Busca?search=chat&fulltext=Pesquisa
[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia
[6] http://blogger.globo.com/index.jsp

Um comentário:

Cibele disse...

Oi Nilton... parabéns pelas ferramentas que vc apresentou aqui.
Abraços
Cibele/NTE

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.