Secretaria de Estado da Educação.
35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó
35ª Gerência Regional de Educação de Timbó
Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida.
Mediador: Professor Nilton Bruno Tomelin
A necessidade de se estabelecer critérios de leitura faz do mapa conceitual, uma forma de instigar a compreensão do que se lê. Assim, o presente projeto pretende fomentar a montagem de mapas conceituais sobre os diferentes conteúdos explorados nas aulas de Biologia, da seguinte forma:
1ª série do ensino médio: exploração do tema “Transporte Celular”;
2ª série do ensino médio: exploração do tema “Grandes Grupos Vegetais”.
3ª série do ensino médio: exploração do tema “Síndromes”.
A utilização da sala de informática da unidade escolar estava fadada a simples consultas de textos e imagens no Internet ou digitação de textos e trabalhos. Na tentativa de se estabelecer critérios de leitura e organização de resumos e abstração de conclusões, utilizando dos recursos disponíveis junto a internet e a sala de informática, considera-se a elaboração do mapa conceitual, um mecanismo bastante eficiente.
Como estabelecer estratégias para estimular a leitura textual e construção de esquemas de síntese dos referidos textos.
1.Estabelecer estratégias de elaboração de leitura textual e compreensão de conceitos significativos.
2.Elaborar esquemas lógicos que permitam uma compreensão individual sobre o conteúdo.
3.Partilhar as diferentes compreensões.
4.Utilizar recursos disponíveis na plataforma LINUX e na INTERNET.
O trabalho é desenvolvido através das seguintes etapas:
1.Leitura do texto referente a temática nos livros didáticos dos alunos;
2.Pesquisa na INTERNET sobre a temática de cada turma;
3.Elaboração de mapas conceituais sobre cada temática;
4.Envio dos mapas conceituais ao professor e aos colegas;
5.Discussão coletiva dos mapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário