Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Mapeando o Conhecimento (resumo)

Secretaria de Estado da Educação.
35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó
35ª Gerência Regional de Educação de Timbó
Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida.
Mediador: Professor Nilton Bruno Tomelin

Projeto: Mapeando o Conhecimento (resumo)

1. Introdução

A necessidade de se estabelecer critérios de leitura faz do mapa conceitual, uma forma de instigar a compreensão do que se lê. Assim, o presente projeto pretende fomentar a montagem de mapas conceituais sobre os diferentes conteúdos explorados nas aulas de Biologia, da seguinte forma:
1ª série do ensino médio: exploração do tema “Transporte Celular”;
2ª série do ensino médio: exploração do tema “Grandes Grupos Vegetais”.
3ª série do ensino médio: exploração do tema “Síndromes”.

2. Justificativa

A utilização da sala de informática da unidade escolar estava fadada a simples consultas de textos e imagens no Internet ou digitação de textos e trabalhos. Na tentativa de se estabelecer critérios de leitura e organização de resumos e abstração de conclusões, utilizando dos recursos disponíveis junto a internet e a sala de informática, considera-se a elaboração do mapa conceitual, um mecanismo bastante eficiente.

3. Situação Problema

Como estabelecer estratégias para estimular a leitura textual e construção de esquemas de síntese dos referidos textos.

4. Objetivos

1.Estabelecer estratégias de elaboração de leitura textual e compreensão de conceitos significativos.
2.Elaborar esquemas lógicos que permitam uma compreensão individual sobre o conteúdo.
3.Partilhar as diferentes compreensões.
4.Utilizar recursos disponíveis na plataforma LINUX e na INTERNET.

5. Metodologia

O trabalho é desenvolvido através das seguintes etapas:
1.Leitura do texto referente a temática nos livros didáticos dos alunos;
2.Pesquisa na INTERNET sobre a temática de cada turma;
3.Elaboração de mapas conceituais sobre cada temática;
4.Envio dos mapas conceituais ao professor e aos colegas;
5.Discussão coletiva dos mapas.

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Quem sou eu

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Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.