Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Planejamento diário de aulas do Primeiro Bimestre Letivo de 2008

Planejamento diário de aulas do Primeiro Bimestre Letivo de 2008
3ª série 02 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
12/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
14/02/08
Relação entre a teoria criacionista e a teoria científica. Os trabalhos de Aristóteles. A teoria da força vital.
Compreender pontos divergentes e convergentes destas teorias.
Perceber os mecanismos de compreensão dos trabalhos de Aristóteles.
19/02/08
Estudo das teorias referentes à origem da vida. Períodos e Eras Geológicas.
Identificar elementos comuns as teorias e sua fundamentação teórica. Compreender a lógica de mudanças ocorridas ao longo dos tempos geológicos.
26/02/08
Elaboração de trabalho envolvendo a evolução do ser humano como animal. Compreender as possíveis etapas para continuar o processo de desenvolvimento.
Compreender que teorias necessitam de discussão para que possam ser compreendidas como parte de um processo de construção contínua.
28/02/08
Identificar os principais aspectos das teorias Criacionista e Cientifica quanto a origem da vida.
Compreender a origem da vida como um fenômeno sem comprovações e com diferentes concepções.
04/03/08
Revisão e comentários acerca das teorias debatidas.
Esclarecer as diferenças entre as diferentes teorias e suas semelhanças.
06/03/08
Prova
Avaliar os aspectos referentes a compreensão das teorias sobre a origem da vida.
10/03/08
A digestão como forma de evolução e desenvolvimento de características fisiológicas dos seres vivos.
Compreender a evolução do processo digestório como fator de mudança nos hábitos alimentares.
13/03/08
Trabalho sobre órgãos responsáveis pela digestão e importância da variabilidade nutricional.
Identificar as funções de cada órgão do aparelho digestório.
Perceber a utilidade e fontes de diferentes nutrientes.
17/03/08
Elaboração de cardápio de acordo com as tabelas nutricionais.
Compreender a diferença entre saciedade e nutrição.
20/03/08
Recesso escolar.
Previsto no calendário da SED.
24/03/08
Feriado Municipal.
Previsto no calendário da escola.
27/03/08
Discussão do trabalho e revisão para a prova.
Idem ao dia 17.03
31/03/08
Continuação do item anterior.
Idem ao anterior.
03/04/08
Prova. Avaliação referente aos tipos de alimentação.
Avaliar os conceitos tratados acima.
07/04/08
Equilíbrio hormonal e implicações de tais hormônios na vida dos seres vivos.
Compreender a implicação dos hormônios na vida dos seres vivos.
10/04/08
Preparação da apresentação de trabalho sobre digestão, circulação, reprodução e controle hormonal.
Organizar a apresentação dos trabalhos pelos alunos.
14/04/08
Apresentação dos trabalho (início).
Debater os dados obtidos referentes a temática abordada nos trabalhos.
17/04/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
21/04/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
24/04/08
Primeira Lei de Mendel
Definição de homozigoze, heterozigoze, gens dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo
Exercícios de cruzamento envolvendo gens dominantes e recessivos.
Compreender os trabalhos de Mendel como essenciais a definição de conceitos relativos a genética.
Cruzamento e formação de gerações e proporções fenotípicas e genotípicas.
28/04/08
Correção de exercícios sobre a primeira lei de Mendel.
Caracterização dos elementos integrantes de um heredograma.
Doenças congênitas.
Preparação para a prova
Corrigir atividades e esclarecer dúvidas.
Compreender a forma de representação de situações concretas de um heredograma.
Caracterização de doenças consideradas congênitas e seu caráter genético.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
3ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
13/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
18/02/08
Teoria criacionista – Livro do Gênesis
Comparação com a teoria Científica e possíveis paralelos entre ambas. A teoria da Força Vital de Aristóteles. Eras Geológicas e os fenômenos que contribuem para o surgimento da vida na Terra.
Compreender as possíveis similaridades e diferenças entre duas das teorias mais conhecidas sobre a provável explicação sobre a origem da vida. Compreender a forma de concepção da Teoria da Força Vital.
25/02/08
Elaboração de trabalho envolvendo a evolução do ser humano como animal. Compreender as possíveis etapas para continuar o processo de desenvolvimento.
Compreender que teorias necessitam de discussão para que possam ser compreendidas como parte de um processo de construção contínua.
28/02/07
Identificar os prinicipais aspectos das teorias Criacionista e Cientifica quanto a origem da vida.
Compreender a origem da vida como um fenômeno sem comprovações e com diferentes concepções.
03/03/08
Revisão e comentários acerca das teorias debatidas.
Esclarecer as diferenças entre as diferentes teorias e suas semelhanças.
06/03/08
Prova
Avaliar os aspectos referentes a compreensão das teorias sobre a origem da vida.
10/03/08
A digestão como forma de evolução e desenvolvimento de características fisiológicas dos seres vivos.
Compreender a evolução do processo digestório como fator de mudança nos hábitos alimentares.
13/03/08
Trabalho sobre órgãos responsáveis pela digestão e importância da variabilidade nutricional.
Identificar as funções de cada órgão do aparelho digestório.
Perceber a utilidade e fontes de diferentes nutrientes.
17/03/08
Elaboração de cardápio de acordo com as tabelas nutricionais.
Compreender a diferença entre saciedade e nutrição.
20/03/08
Recesso escolar.
Previsto no calendário da SED.
24/03/08
Feriado Municipal.
Previsto no calendário da escola.
27/03/08
Continuação do trabalho anterior.
Idem ao dia 17.03
31/03/08
Discussão do trabalho e revisão para a prova.
Idem ao dia 17.03
03/04/08
Continuação do item anterior.
Idem ao anterior.
07/04/08
Prova. Avaliação referente aos tipos de alimentação.
Avaliar os conceitos tratados acima.
07/04/08
Equilíbrio hormonal e implicações de tais hormônios na vida dos seres vivos.
Compreender a implicação dos hormônios na vida dos seres vivos.
10/04/08
Preparação da apresentação de trabalho sobre digestão, circulação, reprodução e controle hormonal.
Organizar a apresentação dos trabalhos pelos alunos.
14/04/08
Apresentação dos trabalho (início).
Debater os dados obtidos referentes a temática abordada nos trabalhos.
17/04/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
21/04/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
24/04/08
Primeira Lei de Mendel
Definição de homozigoze, heterozigoze, gens dominantes e recessivos, fenótipo e genótipo
Exercícios de cruzamento envolvendo gens dominantes e recessivos.
Compreender os trabalhos de Mendel como essenciais a definição de conceitos relativos a genética.
Cruzamento e formação de gerações e proporções fenotípicas e genotípicas.
28/04/08
Correção de exercícios sobre a primeira lei de Mendel.
Caracterização dos elementos integrantes de um heredograma.
Doenças congênitas.
Preparação para a prova
Corrigir atividades e esclarecer dúvidas.
Compreender a forma de representação de situações concretas de um heredograma.
Caracterização de doenças consideradas congênitas e seu caráter genético.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
2ª série 02 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13/02/08
Características dos seres vivos e sua diferenciação em diferentes grupos de acordo com as referidas características
Compreender os mecanismos de organização taxonômica de acordo com as características de cada grupo de seres vivos.
18/02/08
Identificas as características elementares dos vírus.
Doenças causadas por vírus.
Perceber os vírus como seres especiais.
Conhecer os mecanismos e riscos provocados por doenças causadas por vírus.
26/02/08
Discussão das características, causas e formas de tratamento das principais viroses.
Identificar as principais causas de viroses humanas.
03/03/08
Revisão para a prova com entrega de atividade desenvolvida em sala de aula.
Revisão de conteúdos para a prova.
06/03/08
Prova.
Avaliar a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula.
10/03/08
O reino monera. Características, funções, diversidade e classificação das principais baterias.
Compreender as particularidades que caracterizam as bactérias em geral.
12/03/08
Trabalho sobre as doenças causadas por bactérias.
Identificar as doenças, suas manifestações e sintomas.
17/03/08
Continuação do debate anterior.
Transgenia.
Compreender as semelhanças entre diferentes infecções.
Perceber as características da técnica de transgenia e suas implicações biológicas e sociais.
20/03/08
Recesso escolar.
Previsto no calendário da SED.
24/03/08
Feriado escolar.
Feriado municipal.
27/03/08
Revisão para a prova e discussão dos transgênicos.
Continuação do dia 17.03
31/04/08
Prova. Avaliar os conceitos tratados anteriormente.
Avaliar os conceitos tratados.
03/04/08
Reino protista: caracterização, evolução e diversidade possível.
Perceber os grupos dos protistas como um conjunto de seres vivos capaz de sobreviver em condições diferenciadas das dos demais seres vivos.
07/04/08
Doenças causadas por protistas – debate sobre o trabalho dos alunos.
Identificar as principais doenças e as causas mais comuns da proliferação de protozoários na biosfera.
10/04/08
Importância das algas para a vida na terra.
Compreender as implicações positiva na presença de vida nos diferentes ambientes vivos.
14/04/08
Reino Fungi: características, importância econômica e ecológica.
Doenças causadas por fungos em diferentes modalidades e situações.
Reconhecer a importância dos fungos para a vida na terra e sua implicações na existência de vida na terra.
17/04/08
Exercícios sobre fungos e protistas.
Identificar as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de seres vivos especialmente entre protistas e fungos.
21/04/08
Feriado nacional.
Previsto no calendário.
24/04/08
Avaliação sobre os temas protista e fungos.
Avaliar os conteúdos.
28/04/08
Introdução sobre os vegetais.
Compreender as características básicas dos vegetais.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
2ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
12/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
18/02/08
Características semelhantes e diferenças entre os diferentes grupos de seres vivos.
Classificação dos seres vivos de acordo com Linneu.
Compreender as similaridades e diferenças entre os seres vivos e formas de agrupamento.
Identificar o sistema de classificação determinado por Linneu.
25/02/08
Identificas as características elementares dos vírus.
Doenças causadas por vírus.
Exercícios do livro.
Perceber os vírus como seres especiais.
Conhecer os mecanismos e riscos provocados por doenças causadas por vírus.
04/03/08
Revisão para a prova com entrega de atividade desenvolvida em sala de aula.
Revisão de conteúdos para a prova.
06/03/08
Prova.
Avaliar a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula.
10/03/08
O reino monera. Características, funções, diversidade e classificação das principais baterias.
Compreender as particularidades que caracterizam as bactérias em geral.
13/03/08
Trabalho sobre as doenças causadas por bactérias.
Identificar as doenças, suas manifestações e sintomas.
17/03/08
Discussão sobre tema anterior.
Idem ao anterior.
19/03/08
Transgenia.
Compreender as características do processo de transgenia e suas implicações biológicas e sociais.
24/03/08
Feriado Municipal.
Previsto em calendário escolar.
26/03/08
Prova.
Avaliar os conteúdos referentes ao reino monera.
31/03/08
03/04/08
Reino protista: caracterização, evolução e diversidade possível.
Perceber os grupos dos protistas como um conjunto de seres vivos capaz de sobreviver em condições diferenciadas das dos demais seres vivos.
07/04/08
Doenças causadas por protistas – debate sobre o trabalho dos alunos.
Identificar as principais doenças e as causas mais comuns da proliferação de protozoários na biosfera.
09/04/08
Importância das algas para a vida na terra.
Compreender as implicações positiva na presença de vida nos diferentes ambientes vivos.
14/04/08
Reino Fungi: características, importância econômica e ecológica.
Doenças causadas por fungos em diferentes modalidades e situações.
Reconhecer a importância dos fungos para a vida na terra e sua implicações na existência de vida na terra.
16/04/08
Exercícios sobre fungos e protistas.
Identificar as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de seres vivos especialmente entre protistas e fungos.
21/04/08
Feriado nacional.
Previsto no calendário.
23/04/08
Avaliação sobre os temas protista e fungos.
Avaliar os conteúdos.
28/04/08
Introdução sobre os vegetais.
Compreender as características básicas dos vegetais.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
1ª série 03 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13/02/08
Caracterização geral dos seres vivos
Ciclo vital e ciclo pré-natal
Identificar os seres vivos como portadores de características próprias
Conhecer as etapas dos ciclos vital e pré-natal.
18/02/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.
25/02/08
Composição química das células. Discussão da tabela resumo.
Compreender a necessidade de se identificar os diferentes tipos de componentes químicos da célula.
28/02/08
Quadro resumo sobre a composição química da célula citando: compostos, função, fonte e localização no corpo.
Compreender a necessidade que temos de consumir determinada substancias de acordo com sua utilidade.
03/03/03
Revisão para a prova.
Identificar a relação estabelecida entre os diferentes componentes celulares e possibilidade de garantir a vida celular.
06/03/08
Prova
Identificar o nível de aprendizagem e o trabalho desenvolvido em sala de aula.
10/03/08
Elaboração de texto resumo sobre a organização dos níveis de seres vivos, definição de seres bióticos e abióticos, pirâmide ecológica, teia e cadeia alimentar.
Compreender os diferentes níveis de organização dos seres vivos, sua relação em níveis tróficos e ecológicos, bem como as diferentes formas de transferência de matéria e energia.
13/03/08
Concluir o texto anterior e discutir alguns aspectos mais significativos.
Compreender a presença de cada ser vivo no contexto ambiental e seu papel ecológico.
17/03/08
Identificação dos diferentes meios de transferência de energia e matéria: digestão por ingestão e absorção, fermentação, fotossíntese e oxidação.
Reconhecer os diferentes meios de transferir energia e matéria através dos diferentes níveis de organização
20/03/08
Recesso escolar.
Previsto no calendário da SED.
24/03/08
Feriado municipal.
Previsto no calendário escolar.
27/03/08
Discussão do trabalho sobre os temas da aula anterior. Ciclo da água.
Identificação de aspectos significativos sobre dos processo de transferência de energia e matéria.
31/03/08
Ciclo do Carbono;
Ciclo do Nitrogênio.
Identificar os principais ciclos da matéria e sua importância para os seres vivos e manutenção do equilíbrio ecológico.
03/04/08
Continuação da atividade anterior e organização de texto sobre revisão de conteúdos.
Idem ao anterior.
07/04/08
Prova.
Avaliar os conteúdos.
10/04/08
Relações estabelecidas entre os diferentes tipos de seres vivos.
Compreender as diferentes formas e necessidades de relação entre seres vivos.
14/04/08
Trabalho sobre as mais importantes formas de relação entre os seres vivos, incluindo motivo, finalidade e importância decorrente disto.
Perceber que a relação entre os seres vivos ocorre por um motivo de sobrevivência individual ou da espécie.
17/04/08
Debate a respeito das conclusões tiradas a partir dos trabalhos elaborados.
Idem ao anterior.
21/04/08
Feriado nacional.
Previsto no calendário escolar.
23/0/08
Compreender a organização estrutural e fisiológica dos seres vivos.
Perceber os diferentes tipos de organização dos seres vivos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
1ª série 02 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
12/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2007 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13/02/08
Caracterização geral dos seres vivos
Ciclo vital e ciclo pré-natal
Identificar os seres vivos como portadores de características próprias
Conhecer as etapas dos ciclos vital e pré-natal.
18/02/08
Idem ao anterior
Idem ao anterior.
Quadro resumo sobre a composição química da célula citando: compostos, função, fonte e localização no corpo.
Compreender a necessidade que temos de consumir determinada substancias de acordo com sua utilidade.
26/02/08
Discussão do quadro elaborado na aula anterior
Identificar a relação estabelecida entre os diferentes componentes celulares e possibilidade de garantir a vida celular.
06/03/08
Exercícios para preparação para a prova.
Prova.
Compreender a importância de algumas características dos seres vivos e elaboração de cardápio de acordo com as necessidades humanas
06/03/08
Elaboração de texto resumo sobre a organização dos níveis de seres vivos, definição de seres bióticos e abióticos, pirâmide ecológica, teia e cadeia alimentar.
Compreender os diferentes níveis de organização dos seres vivos, sua relação em níveis tróficos e ecológicos, bem como as diferentes formas de transferência de matéria e energia.
13/03/08
Concluir o texto anterior e discutir alguns aspectos mais significativos.
Compreender a presença de cada ser vivo no contexto ambiental e seu papel ecológico.
17/03/08
Ciclos da matéria:
Ciclo do oxigênio;
Ciclo da água;
Ciclo do Carbono;
Ciclo do Nitrogênio.
Identificar os principais ciclos da matéria e sua importância para os seres vivos e manutenção do equilíbrio ecológico.
20/03/08
Recesso escolar.
Previsto no calendário da SED.
27/03/08
Continuação da atividade anterior.
Idem ao dia 17.03
03/04/08
Prova sobre os trabalhos apresentados pelos alunos.
Avaliar a compreensão dos tópicos referentes ao conteúdo explorado.
Continuação da atividade anterior e organização de texto sobre revisão de conteúdos.
Idem ao anterior.
10/04/08
Relações estabelecidas entre os diferentes tipos de seres vivos.
Compreender as diferentes formas e necessidades de relação entre seres vivos.
Trabalho sobre as mais importantes formas de relação entre os seres vivos, incluindo motivo, finalidade e importância decorrente disto.
Perceber que a relação entre os seres vivos ocorre por um motivo de sobrevivência individual ou da espécie.
17/04/08
Debate a respeito das conclusões tiradas a partir dos trabalhos elaborados.
Idem ao anterior.
23/04/08
Compreender a organização estrutural e fisiológica dos seres vivos.
Perceber os diferentes tipos de organização dos seres vivos.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
1ª série 01 - Biologia
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
12/02/08
Apresentação da disciplina
Caracterização geral dos seres vivos.
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Compreender os mecanismos de classificação dos seres vivos por semelhanças e diferenças.
18/02/08
Caracterização geral dos seres vivos
Ciclo vital e ciclo pré-natal
Identificar os seres vivos como portadores de característias próprias
Conhecer as etapas dos ciclos vital e pré-natal.
25/02/08
Quadro resumo sobre a composição química da célula citando: compostos, função, fonte e localização no corpo.
Compreender a necessidade que temos de consumir determinada substancias de acordo com sua utilidade.
28/02/08
Discussão do quadro elaborado na aula anterior
Identificar a relação estabelecida entre os diferentes componentes celulares e possibilidade de garantir a vida celular.
03/03/08
Exercícios para preparação para a prova.
Compreender a importância de algumas características dos seres vivos e elaboração de cardápio de acordo com as necessidades humanas
06/03/08
Prova
Identificar o nível de aprendizagem e o trabalho desenvolvido em sala de aula.
10/03/08
Elaboração de texto resumo sobre a organização dos níveis de seres vivos, definição de seres bióticos e abióticos, pirâmide ecológica, teia e cadeia alimentar.
Compreender os diferentes níveis de organização dos seres vivos, sua relação em níveis tróficos e ecológicos, bem como as diferentes formas de transferência de matéria e energia.
17/03/08
Ciclos da matéria:
Ciclo do oxigênio;
Ciclo da água;
Ciclo do Carbono;
Ciclo do Nitrogênio.
Identificar os principais ciclos da matéria e sua importância para os seres vivos e manutenção do equilíbrio ecológico.
24/03/08
Feriado municipal.
Previsto no calendário escolar.
31/03/08
Apresentação dos trabalhos referentes aos ciclos.
Compreender a dinâmica da matéria nos processo biológicos e naturais.
07/04/08
Conclusão dos debates sobre os ciclos.
Idem ao anterior.
03/04/08
Prova sobre os trabalhos apresentados pelos alunos.
Avaliar a compreensão dos tópicos referentes ao conteúdo explorado.
10/04/08
Continuação da atividade anterior e organização de texto sobre revisão de conteúdos.
Idem ao anterior.
17/04/08
Relações estabelecidas entre os diferentes tipos de seres vivos.
Compreender as diferentes formas e necessidades de relação entre seres vivos.
24/04/08
Trabalho sobre as mais importantes formas de relação entre os seres vivos, incluindo motivo, finalidade e importância decorrente disto.
Perceber que a relação entre os seres vivos ocorre por um motivo de sobrevivência individual ou da espécie.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
7ª série 01 - Matemática
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Sistema de numeração
Conjunto dos números naturais
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Formar um sistema de numeração de acordo com os critérios de cada um.
Identificar os números naturais, suas propriedades e características.
13/02/08
15/02/08
Conjunto dos números inteiros
Conjunto dos números racionais
Propriedades e operações com frações. Conversão de número fracionário em número decimal e vice-versa. Identificar as dízimas periódicas e sal determinação.
Compreender as características dos diferentes tipos de números.
Perceber os diferentes tipos de cálculos envolvendo frações. Compreender os principais tipos de mecanismos possíveis para conversões numéricas entre frações e números decimais.
20/02/08
Trabalho sobre números fracionários preparativo para a prova de 13.03
Refletir sobre a aplicabilidade dos conceitos de fração.
21/02/08
Continuação do anterior.
Idem ao anterior.
22/02/08
Expressões numéricas.
Compreender as expressões numéricas como elementos de junção de valores e sinais de cálculo.
27/02/08
Exercícios propostos sobre o tema
Dirimir dúvidas e rever conceitos já trabalhados.
29/02/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
05/03/08
Revisão para a prova.
Rever os conteúdos referentes aos assuntos tratados ao longo deste capítulo.
07/03/08
Prova.
Atividade de cálculo mental.
Avaliar os conteúdos e compreender a relação estabelecida entre eles.
12/03/08
Potenciação.
Expressões numéricas envolvendo potenciação.
Utilizar corretamente as regras de potenciação e sua aplicação em expressões numéricas.
14/03/08
Atividades referentes ao conteúdo anterior.
Compreender os tipos de aplicações deste conteúdo.
19/03/08
Potenciação e notação científica.
Potencias de base 10 e sua aplicação e situações práticas.
Perceber a utilização prática de potencias de base 10 e de notações científicas.
21/03/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
26/03/08
Atividades referentes potenciação e notação científica.
Identificar as utilizações das potencias de base 10 e da notação cientifica.
28/03/08
Continuação da anterior.
Atividades de feira integrada.
Idem ao anterior.
Iniciar as atividades referentes a Feira Interna.
02/04/08
Revisão geral para a avaliação.
Compreender a utilização da notação científica no cotidiano.
Identificar a presença dos números em forma de notação cientifica para a resolução de cálculos com valores de pequena grandeza.
04/04/08
Notação cientifica em caso de pequena grandeza.
Compreender os elementos básicos na formulação de notações cientificas de pequena grandeza.
09/04/08
Utilização das notações cientificas no cotidianos dos alunos.
Atividades de fixação.
Perceber a importância da notação cientifica na vida das pessoas.
11/04/08
Revisão geral.
Prova.
Avaliar os conteúdos.
16/04/08
Radiciação: revisão geral.
Operação inversão à potenciação.
Compreender os principais meios pelos quais se resolvem questões relativas a radiciação.
18/04/08
Raízes exatas e não exatas.
Utilização do método da fatoração.
Identificar a formação de resolução de cálculos de radiciação.
23/04/08
Atividades referentes a radiciação.
Dirimir duvidas decorrentes do tema da radiciação.
25/04/08
Trabalho referente a radiciação.
Atividades referentes a feira de matemática da escola.
Idem ao anterior.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
6ª série 03 - Matemática
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13/02/08
Números fracionários, conversão de frações para números decimais e vice-versa.
Identificar a origem dos números
Compreender a lógica das diferentes operações.com frações.
18/02/08
Semelhanças de frações e frações equivalentes.
Conhecer os mecanismos de operações com frações.
Identificar as características das frações equivalentes.
25/02/08
Correção de atividades de resolução de exercícios individuais para entregar.
Representação dos números decimais na reta numérica.
Perceber as dúvidas sobre o tema e preparar para avaliação.
Compreender a localização dos números decimais e frações numa reta numérica.
27/02/08
Correção de atividades propostas para o trabalho
Conceituação de reta numérica
Fixar o conteúdo já tratado.
Compreender a reta numérica como forma de representação de grandezas.
03/03/08
Correção de problemas e preparação para a prova.
Identificar as principais características do conteúdo explorado.
Preparar-se para a avaliação.
05/03/08
Prova.
Avaliar o processo educativo e sua eficiência em relação aos conteúdos tratados
10/03/08
Potenciação.
Diferentes aplicações de conceitos.
Expressões numéricas envolvendo potenciação.
Compreender as formas de aplicar potenciação em diferentes formas de expressões e cálculos.
12/03/08
Correção de atividades.
Atividades para entregar.
Verificar a aplicação da potenciação em diferentes casos e expressões.
17/03/08
Radiciação e sua resolução pela fatoração.
Compreender a relação entre a radiciação e outras modalidades de cálculos.
19/03/08
Exercícios de revisão e de fixação.
Fixar os conceitos de potenciação e radiciação.
24/03/08
Feriado Municipal.
Previsto no calendário escolar.
26/03/08
Operações com radiciação.
Somar,diminuir e multiplicar radicais.
31/03/08
Atividade para entregar como revisão dos cálculos referentes a radiciação e potenciação.
Rever os conteúdos e aplicação dos referidos conceitos.
04/03/08
Correção de atividades e aplicação da prova a qual foi transformada em trabalho.
Avaliar o desempenho dos alunos na aplicação dos conceitos tratados.
07/04/08
Prova sobre o assunto anterior.
Proporcionalidade.
Avaliar conteúdos.
Identificar os elementos básicos de proporcionalidade.
09/04/08
Aplicação na resolução de problemas cotidianos em relação a divisão de lucros e cálculos de ordem prática.
Desenho referente a proporcionalidade.
Perceber que a proporcionalidade é aplica a cada cotidiano.
11/04/08
Atividades referentes ao tema proposto.
Idem ao anterior.
14/04/08
Utilização de receitas domésticas na aplicação do conceito de proporcionalidade.
Identificar os principais elementos cotidianos referentes proporcionalidade.
16/04/08
Atividade de avaliação.
Compreender o mecanismo de cálculo de proporcionalidade.
21/04/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
23/04/08
Aplicação dos conceitos de percentagem à pesquisa feita com os alunos
Identificar a possibilidade de se aplicar os conceitos de percentagem a pesquisa feita na escola.
28/04/08
Elaboração de gráficos (preliminar)
Compreender os elementos gráficos presentes na representação dos valores da pesquisa feita na escola.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
6ª série 01 e 04 - Matemática
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
13/02/08
Números fracionários, conversão de frações para números decimais e vice-versa.
Identificar a origem dos números
Compreender a lógica das diferentes operações.com frações.
15/02/08
Idem ao aneterior.
18/02/08
Semelhanças de frações e frações equivalentes.
Conhecer os mecanismos de operações com frações.
Identificar as características das frações equivalentes.
20/02/08
Correção de atividades de resolução de exercícios individuais para entregar
Perceber as dúvidas sobre o tema e preparar para avaliação.
22/02/08
Correção de atividades propostas para o trabalho
Conceituação de reta numérica
Fixar o conteúdo já tratado.
Compreender a reta numérica como forma de representação de grandezas.
27/02/03
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
28/02/08
Expressões numéricas envolvendo frações.
Compreensão de valores e formas de cálculo de expressões numéricas.
29/02/08
05/03/08
Correção de problemas e preparação para a prova.
Identificar as principais características do conteúdo explorado.
Preparar-se para a avaliação.
06/03/08
Correção de exercícios para a prova.
Esclarecer alguns aspectos importantes sobre o conteúdo explorado.
07/03/08
Prova.
Avaliar o processo educativo e sua eficiência em relação aos conteúdos tratados
10/03/08
Potenciação.
Diferentes aplicações de conceitos.
Compreender as formas de aplicar potenciação
12/03/08
Expressões numéricas envolvendo potenciação.
Perceber diferentes formas de expressões e cálculos.
14/03/08
Correção de atividades.
Atividades para entregar.
Verificar a aplicação da potenciação em diferentes casos e expressões.
17/03/08
Radiciação e sua resolução pela fatoração.
Compreender a relação entre a radiciação e outras modalidades de cálculos.
19/03/08
Exercícios de revisão e de fixação.
Fixar os conceitos de potenciação e radiciação.
21/03/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
26/03/08
Operações com potenciação.
Somar,diminuir e multiplicar radicais.
27/03/08
Continuação da anterior.
Idem ao anterior.
28/03/08
Revisão para a prova e prova.
Avaliar os conteúdos tratados em relação a potenciação e radiciação.
02/04/08
Correção de atividades.
Dirimir dúvidas referentes ao conteúdo.
03/04/08
Proporcionalidade.
Compreender os conceito e dados referentes a proporcionalidade.
04/03/08
Correção de atividades e aplicação da prova a qual foi transformada em trabalho.
Avaliar o desempenho dos alunos na aplicação dos conceitos tratados.
09/04/08
Prova sobre o assunto anterior.
Proporcionalidade.
Avaliar conteúdos.
Identificar os elementos básicos de proporcionalidade.
09/04/08
Aplicação na resolução de problemas cotidianos em relação a divisão de lucros e cálculos de ordem prática.
Desenho referente a proporcionalidade.
Perceber que a proporcionalidade é aplica a cada cotidiano.
10/04/08
Utilização de receitas domésticas na aplicação do conceito de proporcionalidade.
Identificar os principais elementos cotidianos referentes proporcionalidade.
11/04/08
Atividades referentes ao tema proposto.
Idem ao anterior.
16/04/08
Apresentação de atividades referentes ao trabalho de receitas domésticas
Compreender a aplicabilidade dos conceitos de proporcionalidade.
17/04/08
percentagem
Compreensão da regra de três como forma de resolução de problemas de percentagem.
18/04/08
Aplicação dos conceitos de percentagem.
Identificar a possibilidade de se aplicar os conceitos de percentagem.
23/04/08
Elaboração de gráficos (preliminar)
Compreender os elementos gráficos presentes na representação dos valores.
24/04/08
Construção do gráfico.
Perceber a forma correta de representar valores percentuais.
25/04/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.
5ª série 02 e 03 - Ciências
DATA
ATIVIDADE/AVALIAÇÃO/CONTEÚDO
OBJETIVO(S)
11/02/08
Apresentação da disciplina
Desenho e texto ecossistema
Apresentar os conteúdos a serem explorados ao longo do ano de 2008 e explanação sobre avaliação, atividades e métodos de trabalho.
Identificar as características básicas referentes às relações entre os seres vivos.
13/02/07
Leitura de texto do livro sobre sistema solar e universo
Exercícios sobre sistema solar e universo caracterizando-o como espaço da vida.
Compartilhar a construção dos alunos
Identificar aspectos do sistema solar e do universo como um todo
Efetuar atividades referentes ao sistema solar.
18/02/08
Idem ao anterior.
Idem ao anterior.
20/02/08
Caracterizar os planetas que compõe o sistema solar.
Perceber diferenças e semelhanças entre os planetas do sistema solar.
25/02/08
Avaliação diagnóstica
Identificar as principais dificuldades da turma em relação a disciplina
Atividade solicitada pela escola.
27/02/08
Leitura do livro sobre a localização da terra no universo (do livro didático)
Determinar a importância dos diferentes elementos do universo para a vida na terra.
03/0308
Correção de atividades
Comentários sobre o texto referente ao sistema solar.
Conhecer e identificar o fenômeno da extinção de uma estrela.
05/03/08
Revisão para a prova.
Preparar os conteúdos esclaredendo as dúvidas que surgem sobre o tema.
05/03/08
Prova.
Verificar a aprendizagem e o rendimento dos conteúdos explorados.
10/03/08
Aula na sala de informática.
Compreender os meios básicos de utilização dos computadores.
12/03/08
Resolução de atividades de ciências na sala de informática.
Utilizar corretamente os conceitos do LINUX na resolução de atividades de ciências.
17/03/08
Continuação das atividades na sala de informática.
Idem ao anterior.
19/03/08
Atividade de resumo de texto do livro.
Retirar as informações mais significativas no texto do livro sobre a formação do solo.
24/03/08
Feriado Municipal.
Previsto no calendário escolar.
26/03/08
Diversidade de rochas e formação do solo.
Compreender a diversidade de rochas.
31/03/08
Atividades referentes formação do solo e sua diversidade em relação aos tipos de rochas.
Identificar os principais elementos que compõe o solo.
02/04/08
Elaboração de texto sobre o conteúdo anterior.
Idem ao anterior
07/04/08
Organização dos tipos de solo e tipos de vida no interior do solo
Compreender o solo como local de idealização da vida na terra.
09/04/08
Desenhar os diferentes tipos de seres vivos presentes no solo e no subsolo.
Idem ao anterior.
14/04/08
A utilização da água na vida dos seres vivos.
Identificar os principais meios para cuidar e obter água.
16/04/08
Desenhar os elementos básicos que permitem proteger o solo e da água.
Compreender a possibilidade e a necessidade de se preservar a água.
21/04/08
Feriado Nacional.
Previsto no calendário escolar.
23/04/08
Identificar a importância e formação do ar atmosférico.
Reconhecer os elementos constituintes do ar e sua aplicação a vida.
28/04/08
Identificar os principais elementos da vida e sua relação.
Idem ao anterior.
A avaliação pautou-se nos seguintes elementos gerais:
Ø Leitura e interpretação de textos complementares ao livro didático;
Ø Elaboração e explicação oral de trabalhos;
Ø Correlação interdisciplinar em determinados assuntos;
Ø Provas escritas;
Ø Recuperação paralela.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.