Que bom que você está aqui!

É com prazer que te recebo neste espaço! Esta "casa" virtual está em permanente construção e em cada "cômodo" há uma inquietante necessidade de fazer diferente! Meus textos, relatos e imagens buscam apresentar a você os passos que constituem minha caminhada pessoal, profissional e acadêmica. A partilha que faço não intui caracterizar-se por uma postura doutrinária, autoritária ou impositiva-opressora, mas ao contrário, apresenta-se como ato solidário (jamais solitário) de contribuição à discussões humanas, planetárias e éticas!



Como educador me vejo no compromisso de participar do processo histórico de libertação dos oprimidos, marginalizados e esquecidos, a começar por mim. Despindo-me de qualquer resquício de arrogância, prepotência e soberba apresento-me como aprendente num contexto de intensa renovação de conceitos e atitudes!



Assim convido-o a juntos pensarmos em nossa condição de partícipes da grande Salvação! Salvação plena do homem e da mulher místicos, políticos e planetários!



Fraterno abraço!








Casa Rosada - sede do governo argentino. Em frente está a Praça de Maio. É um local em que é possível conhecer um pouco da história e da cultura argentina.

domingo, 22 de junho de 2008

O Ensino e a Virtualidade

O ensino é uma atividade essencialmente humana e só terá sentido se for feito "por" e "para" humanos. Isto não quer dizer que não se possa utilizar de meios diversos para executar atividades educativas. Ao contrário, as inovações que caracterizam a humanidade são fundamentais para que o processo educativo se torne um permanente contato com o desafiador, com o novo, com o diferente, com o inesperado. A pouco tempo seria inimaginável falar em mundo virtual, mensagens eletrônicas, etc. Graças a constante vontade de inovar, aliada a necessidade de superar obstáculos, otimizar tempo e agilizar processos, a educação poderá se inserir dentre as áreas que se utilizam positivamente deste novo universo.
Esta inserção é necessária, quase irreversível, porém, não significa que ela por si, possa resolver todas as demandas que emergem do cotidiano da educação. Sua contribuição se dará no sentido de representar um novo atrativo, uma nova perspectiva na busca pela superação de dificuldades. Perceber uma criança ou adolescente descobrindo o universo que sequer imaginava existir é absolutamente encantador. Esta é a expressão humana de algo que poderia ser simplesmente um artefato. A virtualidade não é apenas um contexto a parte, mas um instrumento de descoberta, de valorização e de (re)construção de expectativas.
O que se percebe constantemente no ambiente educativo, são seres humanos que perdem dia-a-dia um pouco de sua esperança, de suas expectativas. Com estas perdas, perde-se também a capacidade de sonhar, de esperar e de sentir-se vivo. A virtualidade passa a se materializar e a materializar a esperança de que é possível ser um pouco mais feliz dentro de uma sala de aula.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Benedito Novo, Santa Catarina, Brazil
Sou Mestre em educação, graduado em Biologia e Matemática, professor da rede estadual de Santa Catarina, com experiência em educação a distância, ensino superior e pós-gradução. Sou autor e tutor de cursos na área da educação no Instituto Veritas (Ascurra) e na Atena Cursos (Timbó). Também tenho escrito constantemente para a Coluna "Artigo do Leitor" do "Jornal do Médio Vale" e para a revista eletrônica "Gestão Universitária". Fui diretor da EEB Frei Lucínio Korte (2003-2004) e secretário municipal da Educação e Promoção Social de Doutor Pedrinho (2005). Já atuei na rede municipal de ensino de Timbó. Em 2004 coordenei a campanha que conduziu à eleição do Prefeito Ercides Giacomozzi (PMDB) à prefeitura de Doutor Pedrinho. Em 2011 assumi pela segunda vez, a direção da EEB Frei Lucínio Korte.